Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1174108
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorKRABBE, E. L.
dc.contributor.authorGOPINGER, E.
dc.contributor.authorSURDI, G. C.
dc.contributor.authorBAGGIO, R. A.
dc.contributor.authorTUBIN, J. S. B.
dc.date.accessioned2025-03-21T13:38:32Z-
dc.date.available2025-03-21T13:38:32Z-
dc.date.created2025-03-21
dc.date.issued2025
dc.identifier.citationConcórdia: Embrapa Suínos e Aves, 2025.
dc.identifier.issn1678-8842
dc.identifier.urihttp://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1174108-
dc.descriptionResumo – O objetivo deste foi validar uma matriz nutricional estabelecida pela curva de predição do NIR para soja integral desativada. O estudo foi conduzido em granja experimental, utilizados 1890 pintos machos, distribuídos em blocos casualizados com três tratamentos e nove repetições. Avaliou-se o efeito da inclusão da soja integral desativada (SID) em dietas: T1 dieta controle sem a inclusão de SID, à base de milho e farelo de soja; T2 Matriz nutricional da SID estabelecida a partir de predição NIR; e T3 Matriz nutricional da soja integral tostada (SIT) obtida das Tabelas Brasileiras para Aves e Suínos, incluindo os níveis de 5, 10,15 e 20% nas fases pré inicial (1 a 8 dias), inicial 1 (9 a 18 dias), crescimento 1 (19 a 25 dias) e crescimento 2 (26 a 32 dias), respectivamente. Na fase de 1 a 8 dias e de 1 a 18 dias, observou-se que a dieta formulada empregando a matriz nutricional desenvolvida por NIR apresentou menor consumo de ração e melhor conversão alimentar. Na fase de 1 a 25 dias, a inclusão de SID, utilizando ambas as matrizes nutricionais, melhorou a conversão alimentar em comparação ao grupo controle alimentado com dieta clássica milho/farelo de soja, não afetando os rendimentos de cortes em nível de frigorífico. Em conclusão, o uso da matriz nutricional da SID estimada por NIR na Embrapa aumentou a precisão na formulação das dietas, resultando em uma dieta com nutrientes mais próxima do requerimento das aves, implicando, assim, em animais com melhor desempenho zootécnico.
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofseries(Embrapa Suínos e Aves. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 18).
dc.rightsopenAccess
dc.subjectMatriz nutricional
dc.titleDesempenho zootécnico e rendimento de cortes em frangos de corte alimentados com dietas formuladas com soja integral desativada (SID) empregando diferentes matrizes nutricionais.
dc.typeFolhetos
dc.subject.thesagroFrango de Corte
dc.subject.thesagroDieta
dc.subject.thesagroSoja
dc.subject.thesagroConversão Alimentar
dc.format.extent28 p.
riaa.ainfo.id1174108
riaa.ainfo.lastupdate2025-03-21
dc.contributor.institutionEVERTON LUIS KRABBE, CNPSA; EDENILSE GOPINGER, FUNDAÇÃO DE APOIO A PESQUISA E DESENVOLVIMENTO AGROPECUÁRIO EDMUNDO GASTAL; GLAUCIO CESAR SURDI, COOPERATIVA AGROINDUSTRIAL ALFA; RAFAEL ALAN BAGGIO, COOPERATIVA AGROINDUSTRIAL ALFA; JIOVANI SERGIO BEE TUBIN, COOPERATIVA AGROINDUSTRIAL ALFA.
Appears in Collections:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPSA)


FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace