Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1174083
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorPEREIRA, G. E.
dc.contributor.authorOLIVEIRA, J. DE B.
dc.contributor.authorCAMPOS, L. S.
dc.contributor.authorSANTOS, H. P. dos
dc.contributor.authorZANUS, M. C.
dc.contributor.authorGUERRA, C. C.
dc.contributor.authorMELO, G. W. B. de
dc.contributor.authorFIALHO, F. B.
dc.contributor.authorTECCHIO, M. A.
dc.contributor.authorSILVA, L. C. DA
dc.date.accessioned2025-03-20T17:30:09Z-
dc.date.available2025-03-20T17:30:09Z-
dc.date.created2025-03-20
dc.date.issued2025
dc.identifier.citationBento Gonçalves, RS: Embrapa Uva e Vinho, mar. 2025.
dc.identifier.issn1516-8093
dc.identifier.urihttp://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1174083-
dc.descriptionA vitivinicultura é uma atividade socioeconômica de grande importância para o Brasil, geradora de renda e de empregos, sendo altamente agregadora de valores por área. A mais importante região vitivinícola brasileira é a Serra Gaúcha, no sul, onde os vinhos finos, elaborados a partir de uvas Vitis vinifera L., chegaram ao mercado nas décadas de 1960 a 1970. Nas regiões produtoras de vinhos finos, seja no Brasil e/ou em todos os países tradicionais do mundo, a produção de uvas ocorre normalmente a partir do sistema de condução da videira chamado de espaldeira, com a condução do dossel vegetativo verticalmente, perpendicular ao solo. Neste sistema, a qualidade das uvas e dos vinhos é elevada, com menor custo de produção, pela possibilidade de mecanização, mas com a produtividade limitada. Já o sistema de condução em latada, horizontal ao solo e muito usado na Serra Gaúcha, permite elevadas produtividades, sendo mais indicado para uvas e vinhos de mesa, apresentando elevado custo de produção, bem como limitando a qualidade enológica de uvas e vinhos de alto padrão, devido ao excesso de sombreamento dos cachos. O sistema de condução em lira modulável, ainda não utilizado no Brasil, poderá ser uma alternativa de sucesso para os produtores de uvas e vinhos da Serra Gaúcha, bem como poderá ser utilizado em outras regiões vitivinícolas do Brasil. Os resultados obtidos com uvas da variedade Merlot em três safras consecutivas (2022, 2023 e 2024), mostraram que o sistema de condução possibilita aumentar a produtividade dos vinhedos em pelo menos 57% em relação ao sistema em espaldeira, mantendo o potencial enológico das uvas em termos de teor de açúcares, acidez total e pH, bem como em relação às características qualitativas dos vinhos. Portanto, o sistema de condução em lira modulável pode ser recomendado para a produção de uvas e vinhos finos com uvas 'Merlot', na Serra Gaúcha, contribuindo com ganhos de produtividade e garantindo qualidade, caminhando em direção de uma vitivinicultura mais sustentável.
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofseries(Embrapa Uva e Vinho. Comunicado Técnico, 237)
dc.rightsopenAccess
dc.subjectSistema de condução
dc.subjectPotencial enológico
dc.titleLira modulável: Sistema de condução promissor para aumento da produtividade de vinhedos.
dc.typeFolhetos
dc.subject.thesagroVitis Vinifera
dc.subject.thesagroUva
dc.subject.thesagroVinho
dc.description.notese-ISSN 1808-6802, CGPE:18933
dc.format.extent26 p.
riaa.ainfo.id1174083
riaa.ainfo.lastupdate2025-03-20
dc.contributor.institutionGIULIANO ELIAS PEREIRA, CNPUV; JULIANE BARRETO DE OLIVEIRA, INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL; LEONARDO SILVA CAMPOS, UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA; HENRIQUE PESSOA DOS SANTOS, CNPUV; MAURO CELSO ZANUS, CNPUV; CELITO CRIVELLARO GUERRA, CNPUV; GEORGE WELLINGTON BASTOS DE MELO, CNPUV; FLAVIO BELLO FIALHO, CNPUV; MARCO ANTONIO TECCHIO, UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA; LEONARDO CURY DA SILVA, INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL.
Aparece en las colecciones:Comunicado Técnico (CNPUV)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
COmTec-237.pdf5.14 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace