Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1172600
Título: Metodologia para ranqueamento de genótipos de feijoeiro quanto à severidade das doenças podridão-radicular-seca e murcha de Fusarium.
Autor: HEINEMANN, A. B.
GONÇALVES, P. A. de O.
KOCHINSKI, E. G.
TSUKAHARA, R. Y.
JORIS, H. A. W.
MATTA, D. H. da
STONE, L. F.
LOBO JUNIOR, M.
Afiliación: ALEXANDRE BRYAN HEINEMANN, CNPAF; PAULO AUGUSTO DE OLIVEIRA GONÇALVES, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; EDSON GIOVANNI KOCHINSKI, FUNDAÇÃO ABC; RODRIGO YOITI TSUKAHARA, FUNDAÇÃO ABC; HELIO ANTONIO WOOD JORIS, FUNDAÇÃO ABC; DAVID HENRIQUES DA MATTA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; LUIS FERNANDO STONE, CNPAF; MURILLO LOBO JUNIOR, CNPAF.
Año: 2024
Referencia: Santo Antônio de Goiás: Embrapa Arroz e Feijão, 2024.
Páginas: 9 p.
Descripción: O feijão-comum é afetado por várias doenças que reduzem a sua produtividade. Dentre essas estão a podridão-radicular-seca e a murcha de Fusarium, causadas pelos fungos Fusarium solani e Fusarium oxysporum f. sp. phaseoli, respectivamente. A quantificação dessas doenças é baseada na fenotipagem de plantas mediante a avaliação da severidade das doenças. Neste estudo, as severidades foram estimadas de maneira visual, por meio de notas atribuídas conforme a frequência de plantas com sintomas na parte aérea (raquitismo, murchas) em consequência das infecções que ocorrem nas raízes, considerando que não há outras causas para esses sintomas. Este trabalho propõe uma metodologia de classificação que represente o nível de severidade para a podridão-radicular-seca e a murcha de Fusarium, com a finalidade de recomendar cultivares. Para isso, utilizou-se uma base de dados, com as notas máximas das doenças, obtidos nos municípios de Arapoti e Castro, PR. De acordo com os critérios estabelecidos na análise aplicada para ambas doenças, três classes foram estabelecidas, baixa, média e alta, de acordo com a severidade das doenças. Essa classificação permite ranquear o genótipo como resistente ou suscetível, auxiliando o programa de melhoramento de plantas.
Thesagro: Feijão
Phaseolus Vulgaris
Podridão Radicular
Fusarium Solani
Fusarium Oxysporum
Seleção Fenótipa
NAL Thesaurus: Beans
Genotype
Palabras clave: Phytopathometry
Machine learning
Fitopatometria
Aprendizado de máquina
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Selo ODS 2
Citación: (Embrapa Arroz e Feijão. Boletim de pesquisa e desenvolvimento, 66).
ISSN: 1678-9601
Notas: ODS 2.
Tipo de Material: Folhetos
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPAF)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
BolPesqDesenv-66-abh.pdf2.72 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace