Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1171202
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCASTRO, J. M. da C. e
dc.contributor.authorSALVIANO, A. M.
dc.contributor.authorOLIVEIRA, V. R.
dc.contributor.authorMACEDO, M. V. de
dc.contributor.authorLIMA, J. R. F. de
dc.contributor.authorGIONGO, V.
dc.date.accessioned2025-01-06T17:47:56Z-
dc.date.available2025-01-06T17:47:56Z-
dc.date.created2025-01-06
dc.date.issued2024
dc.identifier.citationPetrolina: Embrapa Semiárido, 2024.
dc.identifier.issnISSN 1516-1641 / e-ISSN 1808-9968
dc.identifier.urihttp://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1171202-
dc.descriptionDada a importância do manejo de solos no controle de nematoides e na produção do meloeiro (Cucumis melo L.), avaliou-se o efeito de diferentes agroecossistemas multifuncionais sustentáveis compostos pela combinação de dois sistemas de manejo do solo e de três misturas de plantas sobre a infestação por nematoides, a produtividade e o desempenho econômico do melão amarelo irrigado no Semiárido brasileiro. O experimento foi instalado em parcelas subdivididas, sendo, nas parcelas, dois sistemas de preparo do solo, com revolvimento (CR) e sem revolvimento (SR) e, nas subparcelas, três tipos de adubação verde (duas misturas de plantas comerciais: MP1: 75% leguminosas + 25% gramíneas e oleaginosas; MP2: 25% leguminosas + 75% gramíneas e oleaginosas e uma mistura, e MP3: vegetação espontânea). No florescimento, coletaram-se amostras de folhas para determinar os teores de nutrientes e, ao final do ciclo, avaliaram-se a fertilidade do solo, a população de nematoides nas raízes e no solo e a produtividade do meloeiro. As misturas de plantas de cobertura e o manejo dos resíduos não alteraram a produtividade do meloeiro. A MP3 foi eficiente no controle de nematoides em meloeiro quando comparada às MP1 e MP2, mas o uso destas nos agroecossistemas manteve a produtividade, apesar da maior infestação de nematoides no solo. O plantio direto do meloeiro sobre resíduos de MP3 alcança resultados semelhantes àqueles obtidos em agroecossistemas que utilizam o revolvimento do solo para a incorporação das plantas de cobertura comerciais, quanto ao controle de nematoides e à produtividade, mas apresenta melhor desempenho econômico, sendo uma alternativa para os pequenos produtores.
dc.formatil. color.
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofseries(Embrapa Semiárido. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 155).
dc.rightsopenAccess
dc.subjectMelão irrigado
dc.subjectRevolvimento do solo
dc.subjectNematoide fitoparasita
dc.subjectVegetação espontânea
dc.subjectManejo do resíduo
dc.subjectSelo ODS 2
dc.titleInfestação de nematoides, produtividade e desempenho econômico do melão amarelo cultivado em agroecossistemas sustentáveis no Semiárido.
dc.typeFolhetos
dc.subject.thesagroMelão
dc.subject.thesagroAdubação Verde
dc.subject.thesagroManejo do Solo
dc.subject.thesagroNematóide
dc.subject.thesagroPlanta de Cobertura
dc.subject.nalthesaurusMelons
dc.subject.nalthesaurusGreen manures
dc.subject.nalthesaurusSoil nematodes
dc.subject.nalthesaurusSoil organic matter
dc.subject.nalthesaurusSoil management
dc.description.notesODS 2.
dc.format.extent29 p.
riaa.ainfo.id1171202
riaa.ainfo.lastupdate2025-01-06
dc.contributor.institutionJOSE MAURO DA CUNHA E CASTRO, CNPSO/CPATSA; ALESSANDRA MONTEIRO SALVIANO, CNPS/CPATSA; VITÓRIA RODRIGUES OLIVEIRA, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO; MÁRCIA VITÓRIA DE MACEDO, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO; JOAO RICARDO FERREIRA DE LIMA, CPATSA; VANDERLISE GIONGO, CNPT/CPATSA.
Appears in Collections:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CPATSA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Infestacao-de-nematoides.-BPD-155..pdf377.67 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace