Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1170926
Título: Efeito de diferentes doses de inoculante à base de bactérias solubilizadoras de fosfato (Bacillus subtilis CNPMS B2084 e Bacillus megaterium CNPMS B119) na produtividade de sorgo.
Autoria: SOUSA, S. M. de
OLIVEIRA-PAIVA, C. A.
MENEZES, C. B. de
GOMES, E. A.
LANA, U. G. de P.
BORGES, I. D.
OLIVEIRA, I. F. de
Afiliação: SYLVIA MORAIS DE SOUSA TINOCO, CNPMS; CHRISTIANE ABREU DE OLIVEIRA PAIVA, CNPMS; CICERO BESERRA DE MENEZES, CNPMS; ELIANE APARECIDA GOMES, CNPMS; UBIRACI GOMES DE PAULA LANA, CNPMS; IRAN DIAS BORGES, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI; ISABELA FIGUEIREDO DE OLIVEIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOAO DEL-REI.
Ano de publicação: 2024
Referência: Sete Lagoas: Embrapa Milho e Sorgo, 2024.
Páginas: 7 p.
Conteúdo: Bioinoculantes à base de bactérias promotoras de crescimento de plantas vêm sendo utilizados para aumentar a eficiência de produção agrícola com sustentabilidade. A Embrapa Milho e Sorgo, em parceria com uma empresa parceira, desenvolveu o inoculante BiomaPhos®, constituído por duas cepas de bactérias solubilizadoras de fosfato, que vem sendo utilizado com sucesso nas culturas de milho, soja e cana-de-açúcar, em todo o Brasil. No entanto, ainda não foi realizado o registro do BiomaPhos® para o sorgo. O cultivo do sorgo no País tem importância principalmente nas zonas áridas e semiáridas, onde o uso do bioinoculante pode levar ao aumento de produtividade, apesar da baixa fertilidade dos solos. Portanto, o objetivo deste estudo foi avaliar o impacto de diferentes doses do inoculante BiomaPhos® na produtividade do sorgo, visando fornecer recomendações agrícolas e expandir o uso dessa tecnologia. Os experimentos foram conduzidos durante as safras 2021/2022 e 2022/2023, nos campos experimentais da Embrapa Milho e Sorgo e da Universidade Federal de São João delRei (UFSJ), ambos localizados em Sete Lagoas, MG, em um Latossolo Vermelho com textura argilosa. O delineamento experimental foi estabelecido em blocos casualizados, com quatro repetições para cada um dos seguintes tratamentos: T1: controle (sem adubação fosfatada e sem inoculação). T2: 50% de adubação fosfatada (56 kg fosfato (P2 O5 ) ha-1) e sem inoculação. T3: 100% de adubação fosfatada e sem inoculação (112 kg P2 O5 ha-1). T4 a T7: 50% de adubação fosfatada e inoculação nas doses de 80, 100, 120 e 200 mL ha-1, respectivamente, do BiomaPhos® na semente do sorgo granífero BRS 373. Os resultados indicaram que a dose de 100 mL ha-1 de BiomaPhos®, combinada com 50% da adubação fosfatada, foi tão eficiente quanto o uso de 100% de adubação, aumentando a produtividade de sorgo mesmo com a redução da dose de fertilizante químico. Concluiu-se que a dose de 100 mL ha-1 aplicada nas sementes deve ser recomendada por otimizar a produtividade do sorgo, contribuindo para a sustentabilidade agrícola. As informações neste documento contribuem para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente o Objetivo 12 (Garantir padrões sustentáveis de produção e consumo) e o Objetivo 2 (Erradicar a fome, alcançar a segurança alimentar, melhorar a nutrição e promover a agricultura sustentável). O conteúdo aborda conhecimentos que auxiliam na gestão sustentável e no uso eficiente dos recursos naturais, além de impulsionar a produtividade por meio do uso otimizado de bioinoculantes na cultura do sorgo, impactando principalmente regiões com menor disponibilidade de água.
Thesagro: Bactéria
Inoculação
Sorghum Bicolor
Adubação
Fosfato
Fósforo
Palavras-chave: BIOINOCULANTE
Série: (Embrapa Milho e Sorgo. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 266).
Notas: ODS 2, ODS 12.
Tipo do Material: Folhetos
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPMS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Efeito-de-diferentes-doses-de-inoculante-a-base-de-bacterias.pdf316.71 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace