Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1170860
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorSILVA, F. C.
dc.contributor.authorRODRIGUES, V. A.
dc.contributor.authorSANTOS, F. C. dos
dc.contributor.authorSANTOS, B. R.
dc.contributor.authorRIBEIRO, V. P.
dc.contributor.authorBINI, D.
dc.contributor.authorSOUZA, F. F. de
dc.contributor.authorMARRIEL, I. E.
dc.contributor.authorOLIVEIRA-PAIVA, C. A.
dc.date.accessioned2025-02-11T19:48:13Z-
dc.date.available2025-02-11T19:48:13Z-
dc.date.created2024-12-26
dc.date.issued2024
dc.identifier.citationSete Lagoas: Embrapa Milho e Sorgo, 2024.
dc.identifier.urihttp://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1170860-
dc.descriptionO Brasil é o terceiro maior produtor de milho, com exportações em crescimento, impulsionadas pelo mercado chinês. Avanços tecnológicos e de manejo têm permitido uma produção mais eficiente e sustentável. No entanto, ainda há desafios, como a necessidade de melhorar a eficiência no uso de nutrientes, especialmente o fósforo (P). O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito de diferentes métodos de aplicação do inoculante BiomaPhos sobre a produtividade, massa seca e acúmulo de nutrientes da cultura do milho, bem como sua compatibilidade com produtos químicos com quatro princípios ativos químicos comumente utilizados no tratamento de sementes. Foi utilizado o inoculante comercial BiomaPhos, composto por duas cepas de Bacillus (Bacillus subtilis CNPMS B2084 e Bacillus megaterium CNPMS B119). Os tratamentos foram dispostos em delineamento de parcelas subdivididas, sendo alocados nas parcelas as doses de P e nas subparcelas as formas de aplicação do inoculante. Foi avaliada a produtividade de grãos e massa seca da parte aérea do milho. Avaliou-se também, na primeira safra, os teores de nitrogênio (N), P e potássio (K) dos grãos colhidos para se estimar o acúmulo de nutrientes em kg ha-1. Os métodos de aplicação do BiomaPhos no sulco e via tratamento de sementes são os mais recomendados para maior produtividade e qualidade nutricional dos grãos, com destaque para o tratamento de sementes como a estratégia mais eficiente e econômica. A redução da dose de P é possível, mas deve ser feita com cautela, considerando as condições específicas de cada solo. A combinação do inoculante com os produtos químicos testados não apresentou incompatibilidade.
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofseries(Embrapa Milho e Sorgo. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 270).
dc.rightsopenAccess
dc.subjectBiomaPhos
dc.subjectSustentabilidade
dc.subjectMassa seca
dc.titleEfeitos de métodos de aplicação do inoculante composto por bactérias solubilizadoras de fosfato na produção e nutrição do milho.
dc.typeFolhetos
dc.subject.thesagroInoculação
dc.subject.thesagroProdutividade
dc.format.extent211 p.
riaa.ainfo.id1170860
riaa.ainfo.lastupdate2025-02-11
dc.contributor.institutionFELIPE CAMPOS SILVA; VICTOR ALEF RODRIGUES; FLAVIA CRISTINA DOS SANTOS, CNPMS; BIANCA RESENDE SANTOS; VITORIA PALHARES RIBEIRO; DANIEL BINI; FABIANE FERREIRA DE SOUZA, CNPMS; IVANILDO EVODIO MARRIEL, CNPMS; CHRISTIANE ABREU DE OLIVEIRA PAIVA, CNPMS.
Aparece en las colecciones:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPMS)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Efeitos-de-metodos-de-aplicacao-do-inoculante.pdf3.78 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace