Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1169481
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCASTRILLON, R. G.
dc.contributor.authorHELM, C. V.
dc.contributor.authorMATHIAS, A. L.
dc.date.accessioned2025-01-06T13:48:20Z-
dc.date.available2025-01-06T13:48:20Z-
dc.date.created2024-11-25
dc.date.issued2024
dc.identifier.citationColombo: Embrapa Florestas, 2024.
dc.identifier.issn517-5030; e-ISSN 1980-3982
dc.identifier.urihttp://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1169481-
dc.descriptionA nova barra de cereal de aveia com fruta seca e farinha integral de pinhão, proposta como lanche rápido, valoriza a casca da semente como alimento funcional, aumentando a renda dos produtores e viabilizando a produção de alimentos com alto valor agregado. Além disso, contribui para a preservação e ampliação do cultivo de araucárias. A ausência de glúten, derivados de leite e ovos na formulação, torna a barra adequada para con- sumidores celíacos, intolerantes ou alérgicos, aten- dendo à crescente demanda por produtos sem alér- genos. A substituição de flocos de aveia por 5% de farinha integral de pinhão resultou em uma barra com maior umidade residual, menor teor de lipídeos e que não prejudica a disponibilidade de fibras, car- boidratos, proteínas e minerais, contribuindo com moléculas e íons adicionais para uma dieta mais rica qualitativamente. De modo geral, a substituição de uma pequena parte de aveia não prejudica as qualidades funcionais, mas adiciona novos componentes que podem funcionar cooperativamente, como os compostos bioativos. Portanto, as barras de cereais com adição de farinha integral de pinhão têm um grande potencial como alimento funcional, podendo ser denominadas “barra de cereal com semente integral e fruta seca”. Elas não apenas atendem às necessidades de consumidores com dietas restritas, mas também oferecem um perfil nutricional balanceado, contribuindo significativamente para a produção de novos produtos saudáveis e diferenciados no mercado alimentício. Este produto alimentar sofisticado pode ser obtido com tecnologia simples, permitindo o aumento de renda familiar ou de cooperativas. Este trabalho apresenta alinhamento às metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Agenda 2030 das Nações Unidas (ONU), especialmente os objetivos 2, 8 e 12. A farinha de pinhão como ingrediente, rico em fibras alimentares, para a produção de barra de cereais, é uma opção potencial para novos produtos para a indústria de alimentos funcionais. As barras de cereais são produtos com alto valor agregado, o que contribui para aumentar a diversidade de produtos com pinhão.
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofseries(Embrapa Florestas. Comunicado técnico, 507).
dc.rightsopenAccess
dc.subjectSustentabilidade
dc.subjectObjetivos do desenvolvimento sustentável
dc.subjectSelo ODS
dc.subjectCompostos fenólicos
dc.subjectAlimento funcional
dc.titleFarinha de pinhão como ingrediente rico em fibras alimentares, para a produção de barra de cereais.
dc.typeFolhetos
dc.subject.thesagroAraucária Angustifólia
dc.subject.thesagroProduto Florestal
dc.subject.thesagroFarinha
dc.subject.thesagroPinhão
dc.description.notesSelo ODS 2, 8, e 12.
dc.format.extent26 p.
riaa.ainfo.id1169481
riaa.ainfo.lastupdate2025-01-06
dc.contributor.institutionRAFAELA GRAZIELE CASTRILLON, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; CRISTIANE VIEIRA HELM, CNPF; ÁLVARO LUIZ MATHIAS, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ.
Aparece nas coleções:Comunicado Técnico (CNPF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EmbrapaFlorestas-2024-ComunicadoTecnico507.pdf1.29 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace