Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1169442
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.editorFONTANA, A.
dc.contributor.editorMACEDO, M. C. M.
dc.contributor.editorTEIXEIRA, W. G.
dc.contributor.editorBALIEIRO, F. de C.
dc.date.accessioned2024-11-29T16:47:52Z-
dc.date.available2024-11-29T16:47:52Z-
dc.date.created2024-11-25
dc.date.issued2024
dc.identifier.citationRio de Janeiro: Embrapa Solos, 2024.
dc.identifier.issn2966-2443
dc.identifier.urihttp://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1169442-
dc.descriptionA preocupação com as mudanças climáticas globais, influenciadas pelas ações humanas nas emissões dos Gases de Efeito Estufa (GEE), possibilita a exploração de mercados e negócios por diferentes segmentos, como, por exemplo, aqueles que valorizam a produção agropecuária com menor saldo de GEE, rotulados como sistemas “climate-smart”. A “agricultura de baixo carbono (C)”, que preconiza, sobretudo, o incremento do C no solo, esteve e está prevista nas agendas de promoção do desenvolvimento rural sustentável e políticas setoriais, como os planos ABC e ABC+, contemplando tecnologias como estratégias ou práticas de manejo e cultivo. Dentre elas, a recuperação de pastagens degradadas, a integração lavoura-pecuária-floresta, a fixação biológica de nitrogênio, o sistema plantio direto e as florestas plantadas. Com essas estratégias, além de uma agropecuária mais resistente, resiliente e adaptada às mudanças globais, produtiva e conservacionista, é possível agregar valor pela geração de créditos de C às áreas cultivadas com menor saldo de emissão dos GEE. No que compete ao C do solo, ele deve ser mensurado e monitorado, sendo, para isso, necessária a definição de um protocolo padrão para a amostragem do solo e quantificação dos estoques, considerando, sobretudo, a diversidade dos sistemas produtivos e dos ambientes de produção. Esse protocolo tem potencial para ser aplicado ou subsidiar o aperfeiçoamento metodológico para a determinação do estoque de C do solo de diversos programas de certificação já estabelecidos ou em fase de estabelecimento, e das marcas-conceito Carne Carbono Neutro, Carne Baixo Carbono, dentre outras em fase de desenvolvimento, como o Carbono Nativo, Bezerro Baixo Carbono, Leite Baixo Carbono e Soja Baixo Carbono.
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofseries(Embrapa Solos. Documentos, 243).
dc.rightsopenAccess
dc.subjectSelo ODS 13
dc.titleProtocolo para coleta de amostras e quantificação do carbono no solo da agricultura de baixo carbono.
dc.typeFolhetos
dc.subject.thesagroAnálise do Solo
dc.subject.thesagroMétodo
dc.subject.thesagroCarbono
dc.subject.thesagroAgricultura
dc.subject.nalthesaurusSoil analysis
dc.subject.nalthesaurusMethodology
dc.subject.nalthesaurusCarbon
dc.subject.nalthesaurusAgriculture
dc.description.notesODS 13.
dc.format.extent231 p.
riaa.ainfo.id1169442
riaa.ainfo.lastupdate2024-11-29
dc.contributor.institutionADEMIR FONTANA, CNPS; MANUEL CLAUDIO MOTTA MACEDO, CNPGC; WENCESLAU GERALDES TEIXEIRA, CNPS; FABIANO DE CARVALHO BALIEIRO, CNPS.
Aparece nas coleções:Série Documentos (CNPS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CNPS-DOC-243-2024.pdf1.77 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace