Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1166834
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorPEREIRA, M. E. C.
dc.contributor.authorSASAKI, F. F. C.
dc.contributor.authorSOUZA, E. G.
dc.contributor.authorLIMA, M. B.
dc.contributor.authorQUEIROZ, A. G. DE
dc.contributor.authorLOPES, J. P.
dc.contributor.authorRICI, T.
dc.contributor.authorSILVA, L. E. P.
dc.date.accessioned2024-08-27T20:55:48Z-
dc.date.available2024-08-27T20:55:48Z-
dc.date.created2024-08-27
dc.date.issued2024
dc.identifier.citationCruz das Almas, Bahia: Embrapa Mandioca e Fruticultura, 2024.
dc.identifier.urihttp://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1166834-
dc.descriptionResumo –A cultivar BRS Princesa tem se consolidado como alternativa para retomada do plantio e comercialização de frutos do tipo Maçã, por ser tolerante à murcha por Fusarium, doença que chega a dizimar bananais como a cultivar Maçã. Originalmente lançada para as regiões dos Tabuleiros Costeiros de Sergipe e para o Recôncavo da Bahia, seu desempenho tem agradado agricultores em várias regiões do país. No entanto, são escassas as informações sobre a colheita e o manuseio pós-colheita, essenciais para que sejam comercializados frutos com qualidade. O ponto de colheita influencia decisivamente na qualidade final dos frutos e em sua vida útil. Neste sentido, o trabalho teve como objetivo avaliar a influência do ponto de colheita nas características físico-químicas e na vida útil pós-colheita de bananas tipo maçã ‘BRS Princesa’ cultivadas na região do Recôncavo da Bahia. Os frutos foram obtidos de bananal cultivado em área experimental da Embrapa Mandioca e Fruticultura, localizada em Cruz das Almas-BA. Cachos de banana ‘BRS Princesa’, do terceiro ciclo, foram marcados com fitas na data da emissão da última penca da inflorescência e colhidos após 80, 87, 94 e 101 dias. As avaliações foram realizadas logo após a colheita (frutos estádio E1 – casca completamente verde) e após o completo amadurecimento dos frutos (estádio E6 – casca completamente amarela) armazenados a 25 °C. O delineamento estatístico utilizado foi o inteiramente casualizado, com quatro repetições (buquês de cinco frutos) por tratamento. Entre os dois estádios de maturação, foi observada a redução do peso, comprimento e diâmetro dos frutos, da firmeza e do pH da polpa. O amadurecimento dos frutos promoveu aumento da relação polpa/casca, do rendimento de polpa, da acidez titulável (AT), do teor de sólidos solúveis (SS) e da relação SS/AT. Frutos recém-colhidos (E1) apresentaram aumentos significativos no diâmetro, na relação polpa/casca e na acidez titulável com o avanço do ponto de colheita. Por outro lado, a vida útil diminuiu à medida que a colheita foi mais tardia. Entre os frutos maduros (E6), houve diferença significativa somente para o teor de sólidos solúveis, que reduziu com o avanço do ponto de colheita. Os resultados permitem concluir que, para bananas ‘BRS Princesa’ produzidas na região do Recôncavo da Bahia, o melhor ponto de colheita dos cachos é aos 87 dias após a emissão da última penca, pois propicia boa qualidade de frutos, com diâmetro adequado, maior teor de sólidos solúveis e maior vida útil em relação aos frutos colhidos posteriormente, em até 101 dias.
dc.formatil. color.
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofseries(Embrapa Mandioca e Fruticultura. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 154).
dc.rightsopenAccess
dc.titleDeterminação do ponto de colheita de bananas ‘BRS Princesa’ produzidas no Recôncavo da Bahia.
dc.typeFolhetos
dc.subject.thesagroBanana
dc.subject.thesagroMusa sp
dc.subject.thesagroQualidade
dc.subject.thesagroFruto
dc.subject.thesagroColheita
dc.subject.nalthesaurusHarvesters
dc.subject.nalthesaurusFruits
dc.description.notesODS.
dc.format.extent29 p.
riaa.ainfo.id1166834
riaa.ainfo.lastupdate2024-08-27
dc.contributor.institutionMARCIO EDUARDO CANTO PEREIRA, CNPMF; FABIANA FUMI CERQUEIRA SASAKI, CNPMF; ELAINE GOES SOUZA, CNPMF; MARCELO BEZERRA LIMA, CNPMF; ANTONIA GOMES DE QUEIROZ, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA; JULIA PITON LOPES; THIAGO RICI, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA; LUIZ EDUARDO PEREIRA SILVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA.
Appears in Collections:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPMF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
boletim-pesquisa-desenvolvimento-154-MarcioCanto-2024-AINFO.pdf589.18 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace