Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1165217
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCARDOSO, D. J.
dc.contributor.authorROSOT, M. A. D.
dc.contributor.authorGARRASTAZU, M. C.
dc.contributor.authorLACERDA, A. E. B. de
dc.date.accessioned2024-07-04T18:58:09Z-
dc.date.available2024-07-04T18:58:09Z-
dc.date.created2024-06-27
dc.date.issued2024
dc.identifier.citationColombo: Embrapa Florestas, 2024.
dc.identifier.issn1517-526X; 1980-3958
dc.identifier.urihttp://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1165217-
dc.descriptionOperações como a poda e a colheita de árvores de pequeno e médio portes existentes nas florestas secundárias, que sombreiam o cultivo de erva- mate no sistema tradicional, estão regulamentadas pela Portaria nº 470 de 21 de dezembro de 2022, do Instituto Água e Terra, estado do Paraná. Esta é uma modalidade de manejo florestal que permite ao proprietário rural regular a floresta, controlando a competição por luminosidade, água e nutrientes do solo para o cultivo de erva-mate; além disso, obtém madeira para o consumo próprio, até o limite de 15 m 3 por ano. No entanto, essa possibilidade de realizar o manejo de suas florestas gerou a necessidade de quantificar o volume das árvores de maneira apropriada, para determinar a quantidade suficiente de árvores, com diferentes diâmetros e alturas, de forma a atender os requisitos da referida portaria. O cálculo do volume do tronco das árvores pode ser realizado por equações de volume da árvore ou aplicando-se um fator de forma multiplicado pelo volume do cilindro, calculado a partir do DAP e da altura do tronco da árvore. Em ambas as maneiras, é necessário que a equação de volume ou o fator de forma sejam representativos (espécies, amplitudes de diâmetro e altura semelhantes) do conjunto de árvores para as quais se pretende quantificar o volume, antes de cortá-las. O objetivo desse trabalho foi obter um fator de forma, e ou uma equação de volume que pudessem representar a realidade das florestas secundárias existentes nas propriedades praticantes da agricultura familiar. Nesta publicação descreve-se a metodologia empregada em ambas as abordagens e se recomenda uma equação de volume e também, caso seja da preferência do usuário, o método do fator de forma por classe de Hc/DAP, com ressalvas. Ao apresentar uma equação adequada para quantificar o volume de árvores de florestas secundárias, que sombreiam a erva-mate conduzida sob sistema tradicional, o trabalho tem alinhamento com metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), especialmente dos ODS 12 e 15, no que diz respeito à promoção da gestão sustentável das florestas.
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofseries(Embrapa Florestas. Documentos, 393).
dc.rightsopenAccess
dc.subjectSelo ODS
dc.subjectSustentabilidade
dc.subjectObjetivos de Desenvolvimento Sustentável
dc.titleQuantificação de volume individual de árvores em remanescentes de Floresta Ombrófila Mista, nas áreas de cultivo de erva-mate sombreada, sob sistema tradicional.
dc.typeFolhetos
dc.subject.thesagroIlex Paraguariensis
dc.subject.thesagroSistema de Cultivo
dc.subject.thesagroSombreamento
dc.subject.thesagroFloresta Tropical
dc.subject.thesagroMadeira
dc.subject.thesagroMedição
dc.subject.thesagroAgricultura Familiar
dc.subject.thesagroProduto Florestal
dc.description.notesSelo ODS 12 e 15.
riaa.ainfo.id1165217
riaa.ainfo.lastupdate2024-07-04
dc.contributor.institutionDENISE JETON CARDOSO, CNPF; MARIA AUGUSTA DOETZER ROSOT, CNPF; MARILICE CORDEIRO GARRASTAZU, CNPF; ANDRE EDUARDO BISCAIA DE LACERDA, CNPF.
Aparece nas coleções:Série Documentos (CNPF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EmbrapaFlorestas-2024-Documentos393.pdf3.4 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace