Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1164823
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorBLANCANEAUX, P.
dc.contributor.authorKER, J. C.
dc.contributor.authorCHAGAS, C. da S.
dc.contributor.authorCARVALHO FILHO, A. de
dc.contributor.authorCARVALHO, A. M. de
dc.contributor.authorFREITAS, P. L. de
dc.contributor.authorAMABILE, R. F.
dc.contributor.authorCARVALHO JUNIOR, W. de
dc.contributor.authorMOTTA, P. E. F. da
dc.contributor.authorCOSTA, L. D. da
dc.contributor.authorPEREIRA, N. R.
dc.contributor.authorLIMA, E. M. B.
dc.date.accessioned2024-06-12T11:57:44Z-
dc.date.available2024-06-12T11:57:44Z-
dc.date.created2024-06-11
dc.date.issued1998
dc.identifier.citationIn: BLANCANEAUX, P. (ed.). Interações ambientais no Cerrado: Microbacia Piloto de Morrinhos, Estado de Goiás, Brasil. Brasília, DF: Embrapa-SPI; Rio de Janeiro: Embrapa-CNPS; Paris: ORSTOM, 1998. cap. 5, p. 145-204.
dc.identifier.urihttp://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1164823-
dc.descriptionA caracterização estrutural e analítica da Cobertura Pedológica da Microbacia Piloto do Estado de Goiás em Morrinhos foi realizada a partir do estudo de três topossequências localizadas em condições topográficas e litológicas representativas da totalidade da Microbacia. Foram identificados dois grandes domínios de alteração e de pedogênese (Domínio Latossólico e Domínio Ferruginoso e Hidromórfico), e seis Sistemas Pedológicos que são, do topo para a base das sequências topográficas: Sistema Latossólico Pedregoso e Concrecionário; Sistema Latossólico Vermelho-Amarelo; Sistema Latossólico Vermelho-Escuro; Sistema de Endurecimento Ferruginoso (Petroplíntico); Sistema Coluvial Hidromórfico (Plíntico), e Sistema Aluvial (Glêico e Orgânico). O estudo das interações entre solos e outros componentes do meio físico evidencia a influência determinante da litologia, representada pelos saprolitos dos micaxistos do Grupo Araxá (Proterozoico Inferior) e da topografia sobre o desenvolvimento vertical e lateral daqueles sistemas. Mostra-se a existência de dois tipos predominantes de erosão (erosão mecânica superficial, e erosão pedogenética interna) que atuam mutuamente, configurando as diferentes unidades (facetas) do modelado. São estabelecidas assim as relações existentes entre as formas do modelado atual e aquelas herdadas do Pleistoceno. O conhecimento desses Sistemas Pedológicos e seus funcionamento atual permite o entendimento e a previsão dos processos erosivos, além dos prováveis locais de ocorrência, e, finalmente, conduz a uma melhor perspectiva na utilização desses solos, assim como as técnicas a se empregar para seu manejo e conservação.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.titleOrganização e funcionamento da cobertura pedológica.
dc.typeParte de livro
dc.subject.thesagroBacia Hidrográfica
dc.subject.thesagroCerrado
dc.subject.thesagroPedologia
dc.subject.thesagroSolo
dc.subject.nalthesaurusBrazil
dc.subject.nalthesaurusSoil
dc.subject.nalthesaurusWatersheds
dc.subject.nalthesaurusSoil science
dc.description.notesTexto em português e francês. Título em francês: Organisation et fonctionnement de la couverture pédologique.
riaa.ainfo.id1164823
riaa.ainfo.lastupdate2024-06-12
dc.contributor.institutionPHILIPPE BLANCANEAUX, ORSTOM; JOAO CARLOS KER, CNPS; CESAR DA SILVA CHAGAS, CNPS; AMAURY DE CARVALHO FILHO, CNPS; ARMINDA MOREIRA DE CARVALHO, CNPS; PEDRO LUIZ DE FREITAS, CNPS; RENATO FERNANDO AMABILE, CNPS; WALDIR DE CARVALHO JUNIOR, CNPS; PAULO EMILIO FERREIRA DA MOTTA, CNPS; LEO DARCK DA COSTA, CNPS; NILSON RENDEIRO PEREIRA, CNPS; EDLA MARIA BEZERRA LIMA, CNPS.
Aparece en las colecciones:Capítulo em livro técnico (CNPS)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Organizacao-e-funcionamento-da-cobertura-pedologica-1998.pdf1.49 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace