Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1164822
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSILVA, M. C. M. da
dc.contributor.authorTEIXEIRA, L. A.
dc.contributor.authorHILDEBRAND, M. S.
dc.contributor.authorVASQUEZ, D. D. N.
dc.contributor.authorANDRADE, L. B. de
dc.contributor.authorMACEDO, L. L. P. de
dc.contributor.authorSA, M. F. G. de
dc.date.accessioned2024-06-11T19:58:44Z-
dc.date.available2024-06-11T19:58:44Z-
dc.date.created2024-06-11
dc.date.issued2024
dc.identifier.citationBrasília, DF: Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, 2024.
dc.identifier.urihttp://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1164822-
dc.descriptionO Hypothenemus hampei, conhecido como broca-do-café ou CBB (do inglês Coffee Berry Borer), é uma das principais pragas do cafeeiro. Desde que o inseticida endosulfan foi proibido por ser altamente tóxico, nenhum outro produto mostrou-se eficaz para controlar essa praga. A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia desenvolveu uma metodologia para testar o efeito do silenciamento de genes específicos do CBB. Essa metodologia usa RNAi, nanotecnologia e aplicação tópica como estratégias de controle. O processo, descrito nesta publicação, inclui as seguintes etapas: seleção e amplificação de sequências nucleotídicas específicas do CBB; subclonagem dos fragmentos gênicos em vetores para a síntese in vitro dos dsRNAs; formulação de partículas para encapsular os dsRNAs; e avaliação do efeito do silenciamento dos genes alvo em bioensaios. Também são detalhadas as atividades para criar uma dieta artificial para os insetos e aplicá-la em bioensaios, usando alimentação oral ou aplicação tópica das partículas contendo os dsRNAs. Além disso, também apresenta sistema eficiente para pulverizar formulações de dsRNAs em insetos em laboratório. Nas considerações finais, discute-se o potencial dessa metodologia, que combina RNAi e nanotecnologia, para desenvolvimento de controle biotecnológico da broca-do-café por meio de aplicação tópica. Também vislumbra-se a possibilidade de adaptar essa técnica para controle em outras pragas agrícolas economicamente importantes.
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofseries(Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia. Documentos, 389)
dc.rightsopenAccess
dc.subjectBroca-do-café
dc.subjectRNAi
dc.subjectControle biotecnológico
dc.titleMetodologia para a avaliação in vitro de dsRNAs para o controle biotecnológico da broca-do-café.
dc.typeLivros
dc.subject.thesagroCafé
dc.subject.thesagroHypothenemus Hampei
riaa.ainfo.id1164822
riaa.ainfo.lastupdate2024-06-11
dc.contributor.institutionMARIA CRISTINA MATTAR DA SILVA, CENARGEN; LAYS ANTUNES TEIXEIRA; MARIANA SANTOS HILDEBRAND; DANIEL DAVID NORIEGA VASQUEZ; LUKAS BRAYAN DE ANDRADE; LEONARDO LIMA PEPINO DE MACEDO, CENARGEN; MARIA FATIMA GROSSI DE SA, CENARGEN.
Aparece nas coleções:Série Documentos (CENARGEN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Documentos-389-FINAL1.pdf1.44 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace