Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1164718
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorMARTINS, A. L. da S.
dc.contributor.authorTEIXEIRA, W. G.
dc.contributor.authorOTTONI, M. V.
dc.contributor.authorREIS, A. M. H. dos
dc.contributor.authorPIMENTEL, L. G.
dc.contributor.authorLIMA, M. M. da G. de
dc.date.accessioned2024-10-07T19:56:13Z-
dc.date.available2024-10-07T19:56:13Z-
dc.date.created2024-06-06
dc.date.issued2024
dc.identifier.citationRio de Janeiro: Embrapa Solos, 2024.
dc.identifier.issn1678-0892
dc.identifier.urihttp://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1164718-
dc.descriptionInformações sobre a taxa de infiltração básica de água no solo (TIB), da condutividade hidráulica saturada avaliada no campo (Kfs) e da condutividade hidráulica saturada avaliada em laboratório (Kslab) são necessárias para avaliação dos processos de escoamento superficial, estimativas das taxas de recarga de aquíferos e mananciais superficiais, planejamento dos sistemas de irrigação e modelagem hidrológica do solo, entre outros fins. O principal objetivo deste trabalho foi organizar um banco de dados e disponibilizar as informações de Kfs, Kslab e TIB (em mm h-1) de ocorrência em solos do Estado do Rio de Janeiro. Os dados foram obtidos através de um levantamento bibliográfico a partir de artigos, teses, dissertações, comunicados técnicos e anais de congressos, que originaram um banco de dados (BD-RJ) do grupo de trabalho (GT) de Propriedades Hidráulicas dos Solos Brasileiros (advindo da parceria entre o Serviço Geológico do Brasil e a Embrapa Solos) vinculado à Sociedade Brasileira de Ciência do Solo. Informações sobre a localização dos pontos de avaliação, coordenadas geográficas, métodos de medição, classes de solos, grupamentos texturais e uso e cobertura da terra foram identificadas e descritos de forma padronizada no BD-RJ. No total, o BD-RJ é constituído de 804 pontos amostrais e de 1.037 dados de avaliações distribuídos entre os parâmetros Kfs, Kslab e TIB nos municípios fluminenses de Campos dos Goytacazes, Casimiro de Abreu, Itaboraí, São José de Ubá, Seropédica e Silva Jardim. Os estudos realizados foram publicados entre os anos de 1983 e 2013. Os valores mínimo e máximo variaram de 0,2 mm h-1 a 1073 mm h-1 para Kfs, de 0 a 748 mm h-1 para Kslab e de 0,3 a 562 mm h-1 para TIB.
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofseries(Embrapa. Boletim de pesquisa e desenvolvimento, 288).
dc.rightsopenAccess
dc.subjectTransmissão da água no solo
dc.subjectCompilação de dados
dc.subjectSelo ODS 2por
dc.subjectSelo ODS 6por
dc.titleInfiltração e condução da água em solos do estado do Rio de Janeiro.
dc.typeFolhetos
dc.subject.thesagroCondutividade Hidráulica
dc.subject.nalthesaurusHydraulic conductivity
dc.description.notesODS.por
dc.format.extent219 p.
riaa.ainfo.id1164718
riaa.ainfo.lastupdate2024-10-07
dc.contributor.institutionALBA LEONOR DA SILVA MARTINS, CNPS; WENCESLAU GERALDES TEIXEIRA, CNPS; MARTA VASCONCELOS OTTONI, SERVIÇO GEOLÓGICO DO BRASIL; ALINE MARI HUF DOS REIS, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; LETÍCIA GUIMARÃES PIMENTEL, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; MAYARA MAGALHÃES DA GAMA DE LIMA, INSTITUTO ESTADUAL DO AMBIENTE.
Aparece en las colecciones:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPS)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
CNPS-BPD-288-2024.pdf1.91 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace