Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1164506
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCAVALCANTI, F. R.
dc.contributor.authorBERLATTO, J. T.
dc.contributor.authorALMANÇA, M. A. K.
dc.contributor.authorLOESER, B. G.
dc.date.accessioned2024-05-27T12:57:31Z-
dc.date.available2024-05-27T12:57:31Z-
dc.date.created2024-05-27
dc.date.issued2024
dc.identifier.citationBento Gonçalves, RS: Embrapa Uva e Vinho, maio 2024.
dc.identifier.issn1981-1004
dc.identifier.urihttp://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1164506-
dc.descriptionEsta publicação investiga os aspectos moleculares dos fungos fitopatogênicos Phaeomoniella chlamydospora e Phaeoacremonium spp., causadores de “chocolate” e doença de Petri em vinhedos no Rio Grande do Sul, Brasil. Foram desenvolvidos métodos moleculares para analisar a filogenia desses fungos e técnicas de Reação em Cadeia da Polimerase (PCR) foram adaptadas para detectá-los. Os fungos foram isolados de partes sintomáticas do tronco. O DNA total foi extraído da biomassa micelial. O sequenciamento de DNA Sanger das amostras de PCR foi utilizado para estudos filogenéticos. A identidade dos patógenos foi confirmada por BLASTN das sequências obtidas nas regiões ITS1/2, ß-tubulina (BTUB) e fator de elongação (EF-1α), por PCR com iniciadores específicos e padrões de fragmentação enzimática (CfoI e HaeIII) por PCR-RFLP. As sequências da região ITS1/2 foram depositadas no GenBank. A análise de PCR-RFLP revelou polimorfismo intraespecíficos mínimos para os patógenos com as enzimas CfoI e HaeIII. As sequências apresentaram 90 a 99% de identidade ao BLASTN. Árvores filogenéticas foram geradas revelando alta similaridade nas sequências da região ITS, mas variações nas regiões ß-tubulina e EF-1a, ajudando a diferenciar os patógenos isolados no Rio Grande do Sul de outros isolados globais.
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofseries(Embrapa Uva e Vinho. Boletim de PEsquisa e Desenvolvimento, 28)
dc.rightsopenAccess
dc.subjectDoença de Petri
dc.titleEstudos filogenéticos e padrões de restrição em Phaeomoniella chlamydospora e Phaeoacremonium spp. associados a podridões de tronco da videira no Rio Grande do Sul.
dc.typeFolhetos
dc.subject.thesagroVitis Vinifera
dc.subject.thesagroChocolate
dc.subject.thesagroFilogenia
dc.description.notesCGPE: 18567
dc.format.extent226 p.
riaa.ainfo.id1164506
riaa.ainfo.lastupdate2024-05-27
dc.contributor.institutionFABIO ROSSI CAVALCANTI, CNPUV; JESSICA TASCHETO BERLATTO, VINÍCOLA AURORA; MARCUS ANDRÉ KURTZ ALMANÇA, NSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL - BENTO GONÇALVES; BRUNA GABRIELE LOESER, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL.
Aparece nas coleções:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPUV)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BolPesqDes-28.pdf1.79 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace