Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1163948
Título: Caracterização da produção de forragem de cultivares tropicais anuais em resposta a diferentes estratégias de manejo e aprimoramento de uso.
Autoria: SILVEIRA, M. C. T. da
SIMEÃO, R. M.
LEANDRO, T. T.
RIBEIRO, A. C. G.
GONTIJO NETO, M. M.
SOUSA, S. M. de
PARRELLA, R. A. da C.
TARDIN, F. D.
Afiliação: MARCIA CRISTINA T DA SILVEIRA, CNPMS; ROSANGELA MARIA SIMEAO, CNPGC; THAMARA TEIXEIRA LEANDRO; ANNY CAROLINE GOMES RIBEIRO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI; MIGUEL MARQUES GONTIJO NETO, CNPMS; SYLVIA MORAIS DE SOUSA TINOCO, CNPMS; RAFAEL AUGUSTO DA COSTA PARRELLA, CNPMS; FLAVIO DESSAUNE TARDIN, CNPMS.
Ano de publicação: 2024
Referência: Bagé: Embrapa Pecuária Sul, 2024.
Páginas: 26 p.
Conteúdo: O milheto, o sorgo e o capim-sudão são plantas forrageiras anuais consideradas opções viáveis no planejamento forrageiro das propriedades, sendo fundamental compreender o comportamento de cada material para otimizar seu uso. O objetivo deste estudo foi avaliar o desempenho das cultivares de milheto BRS 1501, BRS 1502 e BRS 1503, das variedades de sorgo (CMSXS 7200 e 5021) e do capim-sudão BRS Estribo sob diferentes estratégias de manejo. No primeiro ano do estudo, foram testadas alturas de 50 e 70 cm, com duas variações de resíduo para avaliar o comportamento das forrageiras visando uma rotação mais rápida. No segundo ano, foram mantidas as alturas de pré-pastejo, mas com ajustes nas alturas de resíduo buscando maior eficiência no uso da forragem produzida. O milheto BRS 1501 foi o mais produtivo no primeiro ano e sorgo forrageiro e o capim-sudão apresentaram tendência de menor produção por corte, compensando a produção pelo número de cortes. No segundo ano, o sorgo 7200 e o milheto BRS 1503 foram os mais produtivos por corte. Foi possível, por meio das estratégias testadas, priorizar a participação das folhas e controlar a presença de colmos, material morto e invasoras, fato interessante tanto do ponto de vista de uma rotação rápida quanto de eficiência de uso, desde que se mantenha o controle da altura de entrada entre 50 e 70 cm e podendo-se flexibilizar a altura de resíduo. Esta informação é relevante no tocante ao posicionamento e ao uso dos materiais visando antecipar ou alongar ciclos produtivos dos biomas Pampa e Cerrado.
Thesagro: Sorgo
Corte
Pastejo
Milheto
Manejo
Forragem
Produção
Série: (Embrapa Pecuária Sul. Boletim de pesquisa e desenvolvimento, 57)
ISSN: 1983-0467
Tipo do Material: Folhetos
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CPPSUL)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
BP-57-online.pdf17,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace