Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1161216
Título: Adubos verdes para o controle de fitonematoides.
Autoria: INOMOTO, M. M.
ASMUS, G. L.
SILVA, R. A. da
Afiliação: MÁRIO MASSAYUKI INOMOTO, ENGENHEIRO-AGRÔNOMO, PROFESSOR DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, PIRACICABA, SP; GUILHERME LAFOURCADE ASMUS, CPAO; ROSANGELA APARECIDA DA SILVA, PESQUISADORA DA FUNDAÇÃO MATO GROSSO, RONDONÓPOLIS, MT.
Ano de publicação: 2023
Referência: In: LIMA FILHO, O. F. de; AMBROSANO, E. J.; WUTKE, E. B.; ROSSI, F.; CARLOS, J. A. D. (ed.). Adubação verde e plantas de cobertura no Brasil: fundamentos e prática. 2. ed. rev. e atual. Brasília, DF: Embrapa, 2023. v. 1, cap. 12, p. 489-535.
Conteúdo: Alguns adubos verdes têm enorme potencial para serem usados no manejo de fitonematoides, embora a principal finalidade da adubação verde seja melhorar as características físicas, químicas e biológicas do solo. Porém, a maioria dos adubos verdes é hospedeira dos principais fitonematoides que ocorrem no Brasil. Algumas espécies de adubos verdes, principalmente das famílias Fabaceae (Leguminosae) e Mimosaceae (Leguminosae), por serem não hospedeiras ou más hospedeiras dos nematoides-das-galhas (Meloidogyne spp.), foram extensivamente empregadas no seu manejo, em rotação ou consórcio com as culturas principais, entre os anos de 1940 e 1980. O interesse por esses adubos verdes para o manejo dos nematoides experimentou notável declínio por volta de 1980. Outras técnicas de manejo, como controle químico e uso de cultivares resistentes, passaram a ser preferidas à medida que o uso da terra tornou-se mais intenso. De fato, à medida que os empreendimentos agrícolas tornavam-se mais tecnificados, dois ou três ciclos culturais passaram a ser a regra vigente e, dentro de tal panorama, os adubos verdes perderam valor, pois seu cultivo demandava 3 ou 4 meses de cada ano. Entretanto, no último decênio, e principalmente a partir do ano de 2002, o uso de algumas fabáceas, com destaque para Crotalaria spectabilis Roth, tem sido impulsionado em grande medida pela sua capacidade de suprimir espécies de fitonematoides de manejo muito difícil, como o nematoide-das-lesões [Pratylenchus brachyurus (Godfrey)]. Neste capítulo, o leitor encontrará informações em relação aos efeitos conhecidos das mais populares espécies de adubos verdes, com destaque para as leguminosas, sobre as principais espécies de fitonematoides.
Thesagro: Leguminosa
Palavras-chave: Fitonematoide
ISBN: 978-65-86056-63-1
Notas: ODS 02
Tipo do Material: Parte de livro
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Capítulo em livro técnico (CPAO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Cap.-12.pdf1,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace