Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1160903
Título: Parametrização do modelo APSIM para estimativa da produtividade do consórcio milho-braquiária cultivado para produção de silagem.
Autoria: BOSI, C.
PEZZOPANE, J. R. M.
BRUNETTI, H. B.
CUADRA, S. V.
SANTOS, P. M.
Afiliação: CRISTIAM BOSI, Universidade Federal do Paraná; JOSE RICARDO MACEDO PEZZOPANE, CPPSE; HENRIQUE BAUAB BRUNETTI, Engenheiro-agrônomo; SANTIAGO VIANNA CUADRA, CNPTIA; PATRICIA MENEZES SANTOS, CPPSE.
Ano de publicação: 2023
Referência: São Carlos: Embrapa Pecuária Sudeste, 2023.
Páginas: 15 p.
Conteúdo: O consórcio milho-braquiária é uma tecnologia em que se cultivam as duas espécies juntas. Tradicionalmente, esse consórcio vinha sendo adotado como uma das principais alternativas de integração lavoura-pecuária e, nos últimos anos, esse modelo também tem sido aplicado para o aumento da produção vegetal e, consequentemente, do maior acúmulo de matéria orgânica no solo. O objetivo do trabalho foi adaptar a plataforma APSIM (Agricultural Production Systems Simulator) para estimar a produtividade do milho e do capim-piatã em cultivo consorciado, por meio da parametrização dos módulos APSIM-TropicalPasture e APSIM-Maize e integração simultânea desses módulos para representar as respostas das culturas consorciadas. Para isso, foram realizados três experimentos, na Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos, SP), nas safras de verão de 2017/2018 e 2021/2022, e de inverno de 2020, em que foram avaliados diferentes manejos das culturas. Nesses experimentos foram analisadas medidas biométricas e fenológicas do capim e do milho, além do monitoramento agrometeorológico. Com base nos dados coletados foram calibrados os módulos APSIM-Tropical pasture e APSIM-Maize para a estimativa do crescimento do capim-piatã e do milho consorciados. As simulações das culturas consorciadas permitem avaliar o desempenho considerando a competição dessas culturas por recursos, como interceptação da radiação solar, extração da água e do nitrogênio no solo. Os resultados alcançados nas simulações do milho para silagem, consorciado com o capim-piatã, mostraram-se satisfatórios e indicaram que o modelo APSIM tem potencial para a simulação de culturas consorciadas e de sistemas de integração lavoura-pecuária, bem como da competição entre culturas por radiação solar, água e nitrogênio. Sugere-se a melhoria no modelo para a simulação do crescimento do capim no final do ciclo do milho e a realização de estudos para calibrar os modelos para a simulação do capim após o corte do milho para silagem.
Thesagro: Biomassa
Palavras-chave: Modelagem
Integração lavoura pecuária
ILPF
Série: (Embrapa Pecuária Sudeste. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 59).
ISSN: 1981-2078
Tipo do Material: Folhetos
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CPPSE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
BOLETIM59.pdf4,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace