Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1160097
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorVAZ, C. M. P.
dc.contributor.authorTORRE NETO, A.
dc.contributor.authorPLAINE, N. J.
dc.contributor.authorD'ALKAINE. C. I.
dc.contributor.authorPORTO, L. F.
dc.date.accessioned2024-01-05T12:34:14Z-
dc.date.available2024-01-05T12:34:14Z-
dc.date.created2023-12-20
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationSão Carlos: Embrapa Instrumentação, 2023.
dc.identifier.issn1518-7179
dc.identifier.urihttp://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1160097-
dc.descriptionResumo - Sensores de água no solo são importes ferramentas para o manejo da irrigação e em outras aplicações. Para isso, há dois parâmetros relevantes, a umidade (q) e o potencial matricial da água no solo (y). Para a medida da umidade do solo há um grande número de sensores comerciais cobrindo toda a faixa de medida, de solo seco a saturado, diferentes tipos e condições de solo. Já os sensores de y são mais limitados em termos de faixa de operação, custo, manutenção e disponibilidade comercial. Este documento apresenta o modo de funcionamento, construção e de medida do sensor IGstat, desenvolvido e patenteado pela Embrapa, para utilização no controle da irrigação por limiar de y. O sensor IGstat é formado por uma cápsula porosa de alta pressão de borbulhamento (PB), um núcleo de partículas de microesferas de vidro e duas mangueiras para entrada e saída do ar. Foi estabelecida uma relação experimental entre o diâmetro médio das microesferas de vidro e a pressão de borbulhamento (PB) a qual facilita a construção dos sensores IGstat em diferentes faixas de PB. Essas faixas de medição são usadas para acionar a irrigação quando o solo atinge valores específicos de limiares para cada cultura. A relação experimental entre o diâmetro médio das microesferas de vidro e a pressão de borbulhamento foi estabelecida em PB = 338,46 -0,817 diâmetro . Para a aferição da PB dos sensores foi desenvolvida uma plataforma pneumática para testes e aferição, possibilitando a medida de conjuntos de 10 sensores por vez de forma totalmente automática. O trabalho apresenta a plataforma de aferição desenvolvida, bem como o procedimento estabelecido para a aferição dos sensores, e uma avaliação do desempenho de sensores com diferentes PBs utilizando um equipamento simples e de baixo custo para o acionamento da irrigação pela resposta do sensor IGstat.
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofseriesEmbrapa Instrumentação: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 46.
dc.rightsopenAccess
dc.subjectIrrigação por limiar
dc.subjectSensor
dc.subjectMicroesferas de vidro
dc.subjectInstrumentação
dc.subjectPadronização
dc.titleSensores IGstat para controle da irrigação: construção, aferição e sistema de controle.
dc.typeFolhetos
dc.format.extent224 p.
riaa.ainfo.id1160097
riaa.ainfo.lastupdate2024-01-05
dc.contributor.institutionCARLOS MANOEL PEDRO VAZ, CNPDIA; ANDRE TORRE NETO, CNPDIA; Centro Universitário Central Paulista; Bolsista Fapesp, Embrapa Instrumentação; Tecnicer Tecnologia Cerâmica.
Aparece nas coleções:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPDIA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
P-Sensores-IGstat-para-controle-da-irrigacao.pdf2,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace