Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1159558
Título: Proposta metodológica para levantamentos interativos de solos e de vegetação no Paraná.
Autoria: CURCIO, G. R.
BONNET, A.
OLIVEIRA, D. P. de
FERIANI, L. M.
QUEIROZ, L. H. R. de
CAVIGLIONE, J. H.
Afiliação: GUSTAVO RIBAS CURCIO, CNPF; ANNETE BONNET, CNPF; DALILA PERES DE OLIVEIRA, FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA E AO DESENVOLVIMENTO; LEONARDO MIRANDA FERIANI, INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO RURAL DO PARANÁ; LARISSA HADASSA RODRIGUES DE QUEIROZ, FAPED; JOÃO HENRIQUE CAVIGLIONE, INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO RURAL DO PARANÁ.
Ano de publicação: 2023
Referência: Colombo: Embrapa Florestas, 2023.
Conteúdo: Trabalhos de pesquisa em levantamentos sistemáticos são fundamentais para o perfeito enten- dimento da dinâmica de paisagem, sua ocupação e preservação. No Brasil, uma das linhas de pesquisa mais antigas é aquela que investiga os solos, ação em que a Embrapa e seus parceiros sempre atuaram com forte empenho ao longo das últimas décadas. No entanto, no meio rural brasileiro ainda são escassos os levantamentos em escala de detalhe que considerem temas relacionados e favoreçam interações mais específicas com outras áreas de co- nhecimento. Neste sentido, informações de solos em escalas de semidetalhe são preponderantes ao manejo, sobretudo, porque podem favorecer, em âmbito maior, gestões públicas que garantam a sustentabilidade. O conhecimento dos solos associados às características das florestas fluviais e respectivas distri- buições auxiliam, ainda, a compreensão das funcionalidades ecológicas presentes em diferentes paisagens, proporcionando maior embasamento para garantir segurança hídrica. Ao encontro dessa assertiva, a Embrapa Florestas protagoniza esta proposta metodológica de levantamento interativo solo/floresta, de modo inédito no Brasil, para aplicação por técnicos na con- ciliação destes dois temas em suas respectivas regiões. A relação da metodologia de levantamento de solos e de vegetação de maneira integrada, em escala de maior detalhe, possibilita o manejo dos sistemas produtivos de modo mais sustentável, apresentando aderência a diferentes metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), representando os ODS 2, 6, 12 e 15.
Thesagro: Solo
Cobertura Vegetal
Recurso Hídrico
Palavras-chave: Selo ODS
Sustentabilidade
Objetivos de desenvolvimento sustentável
Mapeamento
Metodologia
Paisagem rural
PronaSolos Paraná
Série: (Embrapa Florestas. Documentos, 387).
ISSN: 1980-3958
Notas: Selo ODS 2, 6, 12 e 15.
Tipo do Material: Livros
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Série Documentos (CNPF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
EmbrapaFlorestas-2023-Documentos387.pdf38,77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace