Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1159409
Título: Produtividade de forragem da pastagem de Urochloa brizantha cv Piatã em sistema silvipastoril em resposta a doses crescentes de nitrogênio.
Autoria: GONTIJO NETO, M. M.
TEIXEIRA, M. F. F.
RESENDE, A. V. de
SILVEIRA, M. C. T. da
COSTA, T. C. e C. da
CAMPANHA, M. M.
Afiliação: MIGUEL MARQUES GONTIJO NETO, CNPMS
MATHEUS FRANÇA FERREIRA TEIXEIRA
ALVARO VILELA DE RESENDE, CNPMS
MARCIA CRISTINA T DA SILVEIRA, CNPMS
THOMAZ CORREA E CASTRO DA COSTA, CNPMS
MONICA MATOSO CAMPANHA, CNPMS.
Ano de publicação: 2023
Referência: Sete Lagoas: Embrapa Milho e Sorgo, 2023.
Páginas: 20 p.
Conteúdo: O objetivo do presente trabalho foi avaliar a viabilidade técnica e econômica da fertilização nitrogenada na recuperação de pastagem de Urochloa brizantha cv Piatã em um sistema de Integração Pecuária-Floresta (IPF). O ensaio foi conduzido em uma área de pastagem entre renques de eucalipto implantados em outubro de 2011, no arranjo espacial de 15 m x 2 m. Foi utilizado o delineamento de blocos ao acaso, com cinco repetições, e os tratamento consistiram de quatros doses de nitrogênio (N): 0 kg ha-1, 50 kg ha-1, 100 kg ha-1 e 200 kg ha-1 na forma de ureia. A altura do dossel, a taxa diária de acúmulo de forragem e a produtividade de matéria seca de forragem apresentaram respostas quadráticas em retorno aos níveis de aplicação de N, sendo a produtividade máxima de forragem obtida com a dose de 155,1 kg ha-1 de N. Os resultados observados indicam a viabilidade técnica e econômica da adubação nitrogenada com até 84 kg ha-1 de N como prática para a recuperação da produtividade de pastagens de U. brizantha cv Piatã em ambientes silvipastoris. Sistemas integrados de produção animal e florestal, desde que bem manejados, são ferramentas importantes para produção de proteína animal e madeira e para o desenvolvimento sustentável. Em adição, as informações geradas no presente trabalho estão aderentes aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU), mais especificamente, ao ODS 2 – “Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável”, contribuindo com o alcance da meta 2.4, de, “até 2030, garantir sistemas sustentáveis de produção de alimentos e implementar práticas agrícolas resilientes, que aumentem a produtividade e a produção, que ajudem a manter os ecossistemas, que fortaleçam a capacidade de adaptação às mudanças climáticas, às condições meteorológicas extremas, secas, inundações e outros desastres, e que melhorem progressivamente a qualidade da terra e do solo”, ampliando o potencial de produção de proteína animal, bem como promovendo a e sustentabilidade e a resiliência dos sistemas produtivos.
Thesagro: Gramínea Forrageira
Adubação
Nitrogênio
Sistema de Cultivo
Brachiaria
Eucalipto
Palavras-chave: Sistema agroflorestal
Integração Pecuária-Floresta
Selo ODS 2
Série: (Embrapa Milho e Sorgo. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 256).
Notas: ODS 2.
Tipo do Material: Folhetos
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPMS)


FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace