Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1157687
Title: Adotabilidade de sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta nas regiões Arenito Caiuá-Paranavaí e dos Campos Gerais-Ponta Grossa, no estado do Paraná.
Authors: MULLER, M. D.
BARROS, I. de
SANTOS, F. M.
GOBBI, K. F.
NUNES, E. da S.
Affiliation: MARCELO DIAS MULLER, CNPGL; INACIO DE BARROS, CNPGL; FELIPE MARTINI SANTOS, REDE ILPF; KATIA FERNANDA GOBBI, IDR-PARANÁ; EMERSON DA SILVA NUNES, COCAMAR.
Date Issued: 2023
Citation: Juiz de Fora: Embrapa Gado de Leite, 2023.
Pages: 24 p.
Description: O objetivo deste trabalho foi avaliar o potencial de adoção (adotabilidade) de diferentes modalidades de sistemas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) entre pecuaristas do estado do Paraná. O estudo foi realizado em dois municípios, contemplando cenários bastante distintos: (i) em uma região com predominância da bovinocultura de corte, que também se destaca como a principal produtora de mandioca do estado (região de Paranavaí no noroeste do estado); (ii) em uma região onde o uso predominante da terra é o de agricultura anual, pastagens e campos e cultivos florestais, com produção de grãos como soja e milho, leite bovino, madeira para celulose e lenha (região de Ponta Grossa na porção central do estado). Foram realizadas oficinas em cada município polo onde foi aplicada a metodologia preconizada para o uso do software ADOPT. Os públicosalvo e as tecnologias a serem avaliadas foram definidos previamente em concertação com representantes das instituições participantes. Cada uma das oficinas contou com a participação de aproximadamente 18 pessoas, divididas em dois grupos, sendo que um tratou de questões relativas ao perfil do público-alvo (produtores) e o outro, das questões relativas à inovação tecnológica. Foram observadas taxas de adoção de 98% (sistema ILP com mandioca), 50% (sistema IPF para recria de bezerros de corte) e 32% (sistema IPF para produção de leite). As análises ex-ante apontam que o nível de investimento inicial, a rentabilidade futura e corrente, bem como o acesso a assistência técnica são os aspectos que mais impactam a taxa de adoção nos cenários onde a pecuária de corte e leite são integradas com a produção florestal em sistemas silvipastoris, diferentemente da região Noroeste onde foi considerado o sistema ILP com mandioca. Esta publicação vai ao encontro dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) contidos na Agenda 2030, proposta pela Organização das Nações Unidas, da qual o Brasil é signatário, nos seguintes objetivos específicos: ODS 2: ?Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável; ODS 12: ?Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis?; ODS 15: ?Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade.
Thesagro: Sistema de Cultivo
Transferência de Tecnologia
Adoção de Inovações
Difusão de Tecnologia
Inovação
NAL Thesaurus: Innovation adoption
Keywords: Sistema integrado
Plano ABC+
Technology adoptability
Technology diffusion
Integrated systems
Selo ODS 12
Selo ODS 15
Series/Report no.: (Embrapa Gado de Leite. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 51).
Language: Portugues
Notes: ODS 12, ODS 15.
Type of Material: Folhetos
Access: openAccess
Appears in Collections:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPGL)

Files in This Item:
File SizeFormat 
Adotabilidade-de-sistemas-de-Integracao-Lavoura-Pecuaria-Floresta.pdf1,23 MBAdobe PDFView/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace