Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1157512
Title: Expansão do cinturão citrícola - quais as aptidões e os riscos climáticos?
Authors: MOREIRA, A. S.
COELHO FILHO, M. A.
MONTEIRO, J. E. B. DE A.
VICTORIA, D. de C.
BASSANEZI, R. B.
GIRARDI, E. A.
BARBOSA, F. F. L.
Affiliation: ALECIO SOUZA MOREIRA, CNPMF; MAURICIO ANTONIO COELHO FILHO, CNPMF; JOSÉ EDUARDO BOFFINO DE ALMEIDA MONTEIRO; DANIEL DE CASTRO VICTORIA, CNPTIA; RENATO BEOZZO BASSANEZI; EDUARDO AUGUSTO GIRARDI, CNPMF; FRANCISCO FERRAZ LARANJEIRA BARBOSA, CNPMF.
Date Issued: 2023
Citation: Cruz das Almas: Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical, 2023.
Pages: 38p.
Description: Apresentação Nos últimos anos, o cultivo de citros tem sofrido elevado impacto da ocorrência de pragas e doenças, especialmente o Huanglongbing (HLB), principal doença da cultura no mundo. No Brasil, tal dano acentua-se na principal região produtora do país, denominada cinturão citrícola, formada por áreas de produção nos estados de São Paulo e em parte de Minas Gerais. Este cenário tem levado citricultores do cinturão a procurar áreas em que a doença ainda está ausente, como no estado de Goiás, ou ocorra com menor incidência, como nos estados de Minas Gerais, Paraná e Mato Grosso do Sul. No entanto, é necessário conhecer os riscos agroclimáticos para a produção de citros nessas áreas, que neste documento são denominadas CINTURÃO CITRÍCOLA EXPANDIDO. Tais risco estão registrados no Zoneamento de Risco Agroclimático (Zarc) para a cultura dos citros. O Zarc Citros foi desenvolvido pela Embrapa, em parceria com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), e publicado no ano de 2021, por meio de portarias para cada estado da federação. O intuito desse zoneamento é apontar os riscos agroclimáticos para a produção de citros no país, incluindo as regiões produtoras do cinturão citrícola atual e o expandido. Dessa forma, o presente documento aborda os riscos agroclimáticos para cada região do cinturão citrícola expandido. Também apresenta os mapas com diferentes níveis de risco nas regiões. Assim, são oferecidas aos citricultores informações úteis para a tomada de decisão sobre novos plantios e novas áreas de produção no cinturão citrícola e em seu entorno.
Thesagro: Fruta Cítrica
Risco Climático
Aptidão Climática
NAL Thesaurus: Citrus
Citrus fruits
Climate
Series/Report no.: (Embrapa Mandioca e Fruticultura. Documentos , 255).
ISSN: 1809-4996
Language: Portugues
Notes: ODS.
Type of Material: Folhetos
Access: openAccess
Appears in Collections:Série Documentos (CNPMF)

Files in This Item:
File SizeFormat 
SerieDocumentos255-Alecio-AINFO.pdf4,13 MBAdobe PDFView/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace