Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1156976
Título: Prospecção de ácaros predadores para o controle biológico de ácaros-praga em pimenta e pimentão.
Autoria: DUARTE, M. E.
FERREIRA, D. N. M.
DEMITE, P. R.
MENDONÇA, R. S. DE
MICHEREFF FILHO, M.
ALVES, M. L. S. C. DE M.
PEIXOTO, J. R.
FIDELIS, E. G.
Afiliação: MÉRCIA ELIAS DUARTE, Bióloga, doutora em Proteção de Plantas, professora colaboradora da Universidade de Brasília, Brasília, DF; DENISE NAVIA MAGALHÃES FERREIRA, Bióloga, doutora em Entomologia, pesquisadora do Instituto Nacional de Pesquisa em Agricultura, Alimentação e Meio Ambiente, Montferrier sur Lez cedex, França; PETERSON RODRIGO DEMITE, Biólogo, doutor em Biologia Animal, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Cuiabá, Mato Grosso, Brasil; RENATA SANTOS DE MENDONÇA, Agrônoma, doutora em Biologia Animal, professora colaboradora da Universidade de Brasília, Brasília, DF; MIGUEL MICHEREFF FILHO, CNPH; MARIA LUÍZA SANTA CRUZ DE MESQUITA ALVES, Agrônoma, Universidade de Brasília, DF; JOSÉ RICARDO PEIXOTO, Agrônomo, doutor em agronomia, Secretário da Sociedade Brasileira de Monitoramento de plantas, Universidade de Brasília, DF; ELISANGELA GOMES FIDELIS, Cenargen.
Ano de publicação: 2023
Referência: Brasília, DF: Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, 2023.
Conteúdo: As pimentas (Capsicum frutescens L.) e os pimentões (Capsicum annuum L.) são as principais hortaliças cultivadas no Distrito Federal. Esses cultivos são afetados por ataques de ácaros fitófagos, que usualmente são controlados com uso incorreto de agrotóxicos. O controle biológico com uso de predadores pode ser uma alternativa para manejo integrado de ácaros-praga. Este trabalho teve como objetivo identificar ácaros predadores associados a cultivos de pimenta e pimentão no bioma Cerrado, no Distrito Federal e Goiás, que podem ter potencial para o controle de ácaros-praga nessas culturas. Levantamentos foram realizados de fevereiro de 2017 a janeiro de 2021, em 24 localidades do Distrito Federal. Um total de 100 espécimes de ácaros predadores foram encontrados, a maioria (93 espécimes) pertence à família Phytoseiidae, um Ascidae (Asca sp.) e seis Iolinidae. Quatro espécies de Phytoseiidae foram identificadas: Euseius concordis (Chant), Proprioseiopsis mexicanus (Garman), Proprioseiopsis ovatus (Garman) e Typhlodromalus aripo De Leon. As espécies mais abundantes foram E. concordis e T. aripo, e portanto, de maior potencial para uso no controle biológico de ácaros-praga em cultivos de pimenta e pimentão, em condições de baixa umidade do Cerrado.
Thesagro: Controle Biológico
Cerrado
Tetranychidae
NAL Thesaurus: Phytoseiidae
Solanaceae
Biological control
Savannas
Série: (Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 381).
Tipo do Material: Folhetos
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CENARGEN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
BOLETIM-381.pdf2,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace