Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1156570
Título: Protocolo Embrapa +Precoce P14: estratégias recomendadas para reduzir a idade à reprodução e aumentar a taxa de prenhez precoce em fêmeas bovinas de rebanhos comerciais e de seleção.
Autoria: NOGUEIRA, E.
NICACIO, A. C.
MENEZES, G. R. de O.
SILVA, J. C. B.
MASCARELLO, J.
TAVEIRA, A. A. R.
FERREIRA, L. C. L.
FRIAS, D. F. R.
SOUZA, V. F. de
GOMES, R. da C.
Afiliação: ERIKLIS NOGUEIRA, CPAP; ALESSANDRA CORALLO NICACIO, CNPGC; GILBERTO ROMEIRO DE OLIVEIRA MENEZE, CNPGC; JULIANA CORREA BORGES SILVA, CPAP; JULIA MASCARELLO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL; AMANDA ALVES ROSA TAVEIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL; LUIZ CARLOS LOUZADA FERREIRA, CIA PECUÁRIA ASSESSORIA; DANILA FERNANDA RODRIGUES FRIAS, UNIVERSIDADE BRASIL; VANESSA FELIPE DE SOUZA, CNPGC; RODRIGO DA COSTA GOMES, CNPGC.
Ano de publicação: 2023
Referência: Brasília, DF: Embrapa, 2023
Páginas: 18 p.
Conteúdo: Algumas raças bovinas são consideradas tardias para a reprodução, com a primeira prenhez acontecendo em idades próximas aos 24 meses ou mais. Da mesma forma, sistemas de produção que não propiciam um bom desenvolvimento ponderal da fêmea bovina do nascimento à puberdade, têm pouco sucesso em produzir prenhez precoce, em idade entre 12 e 16 meses. Adicionalmente, falhas no manejo nutricional e reprodutivo, mesmo com uso de protocolos de inseminação artificial em tempo fixo (IATF), aumentam o custo de produção, sem que haja incrementos na porcentagem de fêmeas prenhes. Tais fatos levam a pecuária brasileira a apresentar índices de idade ao primeiro parto elevados, geralmente acima dos 36 meses, com consequente redução na taxa de desfrute dos rebanhos de cria, o que está, muitas vezes, relacionado à menor rentabilidade da atividade. O Protocolo Embrapa +Precoce P14 é um protótipo de processo produtivo que visa a possibilitar o aumento da taxa de prenhez em fêmeas bovinas da raça Nelore, com idade entre 12 a 16 meses de idade. O processo foi validado na Embrapa Gado de Corte, em Campo Grande, MS e envolve a seleção de bezerras mais aptas ainda na desmama, suplementação proteico-energética ou sequestro em confinamento das bezerras selecionadas até a estação de monta, utilização de protocolos reprodutivos, escolha de touros adequados para o acasalamento e para o melhoramento genético visando à precocidade sexual, associados a um calendário sanitário específico. Seu modelo teórico foi concebido por especialistas nas áreas de reprodução, nutrição, saúde e melhoramento genético animal, sendo então validado em ambiente relevante, em modelo similar ao que se espera ser aplicado nas propriedades rurais em maior escala.
Thesagro: Acasalamento
Gado Nelore
Inseminação Artificial
Melhoramento Genético Animal
Prenhez
Reprodução Animal
Vaca
Série: (Embrapa Gado de Corte. Comunicado Técnico, 168).
Tipo do Material: Folhetos
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Comunicado Técnico (CNPGC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Protocolo-Embrapa-Precoce-14-2023.pdf2,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace