Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1155673
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMULLER, M. D.
dc.contributor.authorSANTOS, F. M.
dc.contributor.authorGULARTE, K. G. G.
dc.contributor.authorSILVA, J. J. N.
dc.contributor.authorBARROS, I. de
dc.contributor.authorCOSTA, J. B.
dc.contributor.authorLIMA, M. A.
dc.contributor.authorNUNES, E. da S.
dc.date.accessioned2023-08-05T12:58:56Z-
dc.date.available2023-08-05T12:58:56Z-
dc.date.created2023-08-05
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationJuiz de Fora: Embrapa Gado de Leite, 2023.
dc.identifier.urihttp://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1155673-
dc.descriptionO objetivo deste trabalho foi avaliar o potencial de adoção (adotabilidade) de diferentes modalidades de sistemas de Integração LavouraPecuária-Floresta (ILPF) entre pecuaristas do estado do Maranhão (MA). O estudo foi realizado em três municípios contemplando cenários bastante distintos: (i) em uma região com predominância da pecuária extensiva, formando um mosaico com grandes extensões de florestas de babaçu (microrregião de Pindaré); (ii) outra em uma região com predominância de pecuária de base familiar e a produção cerâmica com demanda de biomassa para energia (microrregião de Itapecuru-Mirim) e (iii) em uma região com predominância da produção de grãos (microrregião de Chapadinha), onde a alternativa mais viável de inovação é a introdução da pecuária em áreas de produção de grãos (Integração Lavoura-Pecuária - ILP). Foram realizadas oficinas em cada município polo onde foi aplicada a metodologia preconizada para o uso do software ADOPT. Os públicos-alvo e as tecnologias a serem avaliadas foram definidos previamente em oficinas de concertação com representantes das instituições participantes. Cada uma das oficinas contou com a participação de aproximadamente 16 pessoas divididas em dois grupos, sendo que um tratou de questões relativas ao perfil do público-alvo (produtores) e o outro das questões relativas à inovação tecnológica. Foram observadas taxas de adoção de sistemas de ILPF de 54% (Santa Inês), 81% (Itapecuru-Mirim) e 24% (Chapadinha). As análises ex-ante apontam que o nível de investimento inicial, bem como a rentabilidade futura são os aspectos que mais impactam a taxa de adoção em todos os cenários. Além disso, a disponibilidade de assistência técnica e necessidade dos produtores em adquirir um volume substancial de novos conhecimentos afetam de forma significativa a velocidade da adoção pelos públicos-alvo. Esta publicação vai ao encontro dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) contidos na Agenda 2030, proposta pela Organização das Nações Unidas, da qual o Brasil é signatário, nos seguintes objetivos específicos: ODS 2 ?Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável; ODS 12 ?Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis?; ODS 15 ?Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade.
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofseries(Embrapa Gado de Leite. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 49).
dc.rightsopenAccess
dc.subjectILPF
dc.subjectAdoção de tecnologia
dc.subjectSistemas integrados
dc.subjectPlano ABC+
dc.subjectSelo ODS 2
dc.subjectSelo ODS 12
dc.subjectSelo ODS 15
dc.titleAdotabilidade de sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta nas microrregiões de Pindaré, Itapecuru Mirim e Chapadinha no Maranhão, MA.
dc.typeFolhetos
dc.subject.thesagroSistema de Cultivo
dc.subject.thesagroDesenvolvimento Sustentável
dc.subject.thesagroTransferência de Tecnologia
dc.subject.thesagroDifusão de Tecnologia
dc.subject.thesagroInovação
dc.description.notesODS 2, ODS 12, ODS 15.
dc.format.extent227 p.
riaa.ainfo.id1155673
riaa.ainfo.lastupdate2023-08-05
dc.contributor.institutionMARCELO DIAS MULLER, CNPGL; FELIPE MARTINI SANTOS, Rede ILPF; KARINA GLÓRIS GOMES GULARTE, Rede ILPF; JACQUELINE JESUS NOGUEIRA SILVA, Rede ILPF; INACIO DE BARROS, CNPGL; JOAQUIM BEZERRA COSTA, CPACP; MARINA APARECIDA LIMA, SOESP; EMERSON DA SILVA NUNES, Cocamar.
Aparece nas coleções:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPGL)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Adotabilidade-de-sistemas-de-integracao-lavoura-pecuaria-floresta.pdf3.55 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace