Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1154753
Título: Produção de biofarinha proteica a partir de resíduos de palmito pupunha colonizado por Lentinula edodes.
Autoria: HELM, C. V.
TIMM, T. G.
ARANTES, M. S. T.
LIMA, E. A. de
TAVARES, L. B. B.
Afiliação: CRISTIANE VIEIRA HELM, CNPF; THAYNÃ GONÇALVES TIMM, Universidade Regional de Blumenau; MATHEUS SAMPONI TUCUNDUVA ARANTES, Universidade Federal do Paraná; EDSON ALVES DE LIMA, CNPF; LORENA BENATHAR BALLOD TAVARES, Universidade Regional de Blumenau.
Ano de publicação: 2023
Referência: Colombo: Embrapa Florestas, 2023.
Páginas: 9 p.
Conteúdo: A metodologia apresentada neste trabalho pode auxiliar no direcionamento de uso das cascas de pupunha internas que, geralmente, são consideradas como resíduo, para a produção de biofarinha com potencial utilização na alimentação humana. Apesar deste estudo enfatizar a aplicação de cascas de pupunha e L. edodes, a tecnologia pode ser aplicada para os subprodutos gerados no processamento de outras espécies de palmeiras encontradas no Brasil e no mundo, e para diferentes espécies de fungos/cogumelos comestíveis e medicinais. A mistura de suplementos para o substrato também poderá ser realizada com outros subprodutos, como farelos, palhas e bagaços de diferentes composições, sempre respeitando as exigências de nutrientes para o desenvolvimento fúngico e utilizando as condições de cultivo particulares exigidas por cada espécie. O aproveitamento de cascas de palmito para produção de biofarinha poderá contribuir social, econômica e ambientalmente, por meio da geração de um novo produto rentável, auxiliando na redução do impacto ambiental negativo associado ao descarte inadequado dos resíduos e promovendo a bioeconomia circular e a sustentabilidade. Esse trabalho apresenta alinhamento às metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU (especialmente os objetivos 2, 8, 9, 10, 11, 12, 15, 17), auxiliando na erradicação da pobreza e a fome, contribuindo para a redução da desigualdade de países, ao alcance da segurança alimentar e da melhoria da nutrição e saúde humana e animal, promovendo a agricultura e industrialização inclusiva e sustentável, com consequente crescimento econômico e geração de empregos dignos, incentivando o consumo sustentável e fomentando a educação e inovação tecnológica, protegendo e promovendo o uso sustentável da biodiversidade e, por fim, fortalecendo parcerias para o desenvolvimento sustentável. O trabalho visa auxiliar a mudança do paradigma linear baseado em materiais fósseis. Surge a bioeconomia circular, aliando os princípios da bioeconomia ao modelo de desenvolvimento da economia circular que, por sua vez, traz o pensamento de todo o ciclo de vida do produto e busca eliminar resíduos de processos, mantendo os materiais em ciclos úteis e sustentáveis. Assim, caminha-se para uma mudança socioeconômica e ambiental, incentivada por uma série de discussões mundiais, com formulações de estratégias e metas para promoção do desenvolvimento sustentável. Desta forma, com a bioeconomia circular, busca-se alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, propostos no Acordo de Paris, em 2015, abrangendo o uso eficiente de biomassas e a redução de resíduos, visando tecnologias de ?resíduos zero?, com consequente proteção ambiental, alcance da sustentabilidade e elevação de renda de famílias agricultoras e mitigação de impactos ambientais negativos.
Thesagro: Pupunha
Lentinula Edodes
Farinha
Produto Florestal
Resíduo
Palavras-chave: Selo ODS
Bioeconomia circular
Produto alimentício
Objetivo de desenvolvimento sustentável
Agenda 2030
Sustentabilidade
Série: (Embrapa Florestas. Comunicado técnico, 487).
Notas: Selo ODS 2, 8, 9, 10, 11, 12, 15, 17.
Tipo do Material: Folhetos
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Comunicado Técnico (CNPF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
EmbrapaFlorestas-2023-ComunicadoTecnico487.pdf2,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace