Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1151668
Título: O trabalho feminino no polo fruticultor de Petrolina/PE e Juazeiro/BA no Semiárido nordestino: uma análise da conjuntura atual.
Autoria: OLIVEIRA, A. P. B. de
CASTRO, G. G. P. de
SAMPAIO NETO, A.
PADILHA NETO, A. de S.
SANTOS, F. C. dos
PACHECO, C. S. G. R.
ARAUJO, J. L. P.
SILVA, A. C. P. da
BRITO, M. V. S. G.
SANTOS, R. P. dos
Afiliação: ANA PAULA BATISTA DE OLIVEIRA, FACAPE; GINA GOUVEIA PIRES DE CASTRO, UNIVASF; ALUÍSIO SAMPAIO NETO, UPE; ANTONIO DE SANTANA PADILHA NETO, UNEB; FLORISVALDO CAVALCANTI DOS SANTOS, UNEB; CLECIA SIMONE GONÇALVES ROSA PACHECO, IF-SERTÃO PE; JOSE LINCOLN PINHEIRO ARAUJO, CPATSA; ANA CARLA PEREIRA DA SILVA, FACAPE; MARIA VICTORIA SOUZA GONÇALVES BRITO, UNIFTC; REINALDO PACHECO DOS SANTOS, UNIVASF.
Ano de publicação: 2022
Referência: In: PACHECO, C. S. G. R.; SANTOS, R. P. (org.). Agroecologia: produção e sustentabilidade em pesquisa. Guarujá: Científica Digital, 2022.
Páginas: cap. 12, p. 157-169.
Conteúdo: As tecnologias de irrigação tem gerado o fortalecimento da fruticultura no polo Petrolina/PE e Juazeiro/BA e proporcionado melhores condições sociais e econômicas para as mulheres que laboram nessa atividade. O processo investigativo neste estudo buscou levantar a conjuntura atual do exercício das trabalhadoras rurais que labutam na fruticultura irrigada, em especial, na cidade de Petrolina. Para levantamento de dados da presente pesquisa foi aplicado um questionário com as trabalhadoras de duas empresas do ramo da fruticultura do Submédio do São Francisco, bem como, com as que trabalham, temporariamente, na fruticultura irrigada, mas que atualmente, encontram-se desempregadas, sendo possível levantar alguns dados em relação à contratação da mão de obra feminina nesta atividade. Durante a realização da presente pesquisa observou-se que, apesar de desempenharem trabalhos importantes para as empresa, as tarefas femininas ainda são desvalorizadas e, a limitação de oportunidades na região do Semiárido, a rotatividade da atividade de produção de frutas, e a contratação de empregadas em caráter temporário, propiciam um cenário, no qual as trabalhadoras acabam aceitando baixos salários, podendo ainda estarem submeti- das à violação dos seus direitos. Justifica-se este estudo ante a necessidade do incentivo da participação das mulheres no processo de elaboração de leis e criação de órgãos que assegurem a implementação de políticas públicas com enfoque de gênero, com a finalidade de promover-se o tratamento isonômico entre homens e mulheres, trabalhadores da fruticultura irrigada no Submédio do São Francisco.
Thesagro: Mulher
Mulher Rural
Fruticultura
NAL Thesaurus: Fruits
Rural women
Women in agriculture
Palavras-chave: Trabalho feminino
Trabalhadoras rurais
Fruticultura irrigada
Tipo do Material: Parte de livro
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Capítulo em livro técnico (CPATSA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
O-trabalho-feminino-no-polo-fruticultor-cap.12.2022.pdf1,86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace