Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1151621
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMARCHAO, R. L.
dc.contributor.authorSATO, J. H.
dc.contributor.authorFIGUEIREDO, C. C. de
dc.contributor.authorVENDRAME, P. R. S.
dc.contributor.authorFÉLIX, J. C.
dc.contributor.authorMADARI, B. E.
dc.contributor.authorSANO, E. E.
dc.contributor.authorPULROLNIK, K.
dc.contributor.authorBECQUER, T.
dc.date.accessioned2023-02-09T18:02:43Z-
dc.date.available2023-02-09T18:02:43Z-
dc.date.created2023-02-09
dc.date.issued2019
dc.identifier.citationPlanaltina, DF: Embrapa Cerrados, 2019.
dc.identifier.urihttp://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1151621-
dc.descriptionResumo ? O desenvolvimento de técnicas mais rápidas e eficazes para quantificar o carbono orgânico do solo em larga escala é fundamental para avaliação do impacto ambiental. O objetivo deste estudo foi investigar o uso da espectroscopia de refletância no infravermelho próximo (NIRS) na predição dos teores de carbono orgânico e classificação dos teores de matéria orgânica em Latossolos na escala do bioma Cerrado. Foram utilizados dois bancos de amostras (n = 122 and n = 156)originárias de diversos estudos regionais sob vegetação nativa, pastagens e agricultura intensiva. As amostras foram analisadas quanto aos teores de carbono orgânico por dois métodos, combustão via úmida e via seca, como referência na calibração. Os espectros na faixa do infravermelho próximo (1.100 nm ? 2.500 nm) foram coletados em amostras de terra fina seca ao ar e submetidos a análises quimiométricas para calibração e validação dos modelos multivariados de predição dos teores de carbono orgânico. Um método de classificação não supervisionado, baseado na análise linear discriminante, foi aplicado visando classificar as amostras quanto às classes dos teores de matéria orgânica. Foi possível prever com boa acurácia (R2 = 0,81 e SEP = 3,33) o teor do carbono orgânico do solo determinado com combustão via seca a partir da espectroscopia NIR, utilizando um modelo amplo na abrangência do bioma Cerrado. Não foi possível classificar adequadamente as amostras a partir dos espectros quanto às classes de interpretação do teor de matéria orgânica, uma vez que há um confundimento do teor de matéria orgânica em função das diferentes classes de textura.
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofseries(Embrapa Cerrados. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 352)
dc.rightsopenAccess
dc.titleEspectroscopia de infravermelho próximo na quantificação do carbono orgânico em solos do cerrado.
dc.typeFolhetos
dc.subject.thesagroCarbono
dc.subject.thesagroComposto Orgânico
dc.subject.thesagroSolo
dc.format.extent225 p.
riaa.ainfo.id1151621
riaa.ainfo.lastupdate2023-02-09
dc.contributor.institutionROBELIO LEANDRO MARCHAO, CPAC; JULIANA HIROMI SATO; CÍCERO CÉLIO DE FIGUEIREDO; PEDRO RODOLFO SIQUEIRA VENDRAME; JAQUELINE CAZADO FÉLIX; BEATA EMOKE MADARI, CNPAF; EDSON EYJI SANO, CPAC; KARINA PULROLNIK, CPAC; THIERRY BECQUER.
Appears in Collections:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CPAC)

Files in This Item:
File SizeFormat 
bolpd-352-Robelio.pdf3,35 MBAdobe PDFView/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace