Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1148957
Título: Rede de produção e comercialização de alimentos saudáveis: sistematização de experiências no âmbito do projeto Redinovagroeco.
Autoria: FERNANDES, F. E. P.
PAIVA, A. D. R.
SOUSA, M. G. da S.
CASTRO, M. M.
SOUZA, V. R. de
TOMAZ, T. K. L.
SILVA, A. C.
FERNANDES, C. de S.
BUSSONS, N. de L.
Afiliação: FRANCISCO EDEN PAIVA FERNANDES, CNPC; ANTONIA DALCILENE RODRIGUES PAIVA; MARIA GARDÊNIA DA SILVA SOUSA; MYRIANLENE MOURA CASTRO; VANÁRIA RODRIGUES DE SOUZA; TEREZA KELLY LAUREANO TOMAZ; ALINE COSTA SILVA, CNPC; CELLYNEUDE DE SOUZA FERNANDES; NICOLAU DE LIMA BUSSONS.
Ano de publicação: 2022
Referência: Sobral: Embrapa Caprinos e Ovinos, 2022.
Páginas: 40 p.
Conteúdo: A promoção da organização de agricultores familiares nas trocas mercantis em circuitos curtos de comercialização na transição agroecológica no Semiárido brasileiro é um dos objetivos do projeto Redinovagroeco em sua atuação em dois territórios de sertões cearenses. Com esse objetivo, o projeto impacta a sociedade pela ampliação da integração social de agricultores familiares na mercantilização em circuitos curtos com manutenção e aumento do valor agregado da produção, como também na melhoria na segurança alimentar e nutricional e qualidade de vida das pessoas. Dentre os resultados esperados no projeto, destacam-se os estudos de avaliação de impactos, a exemplo da avaliação do impacto da rede de produção e comercialização de alimentos saudáveis das experiências mediadas no âmbito do Redinovagroeco nos sertões cearenses. Assim, a publicação objetiva a descrição da diversificação de acesso a circuitos curtos de comercialização pelos agricultores familiares em territórios do semiárido cearense. Na descrição desse processo, pode-se perceber a emersão do início de articulações entre as comunidades na formação de redes que possam interagir e convergir esforços de inclusão produtiva em mercados; na produção de novidades no processo de mercantilização; no fortalecimento de ações locais, valorização de saberes, culturas, produtos e de seus territórios. Dessa forma se potencializa a estruturação de um espaço rede considerando o fortalecimento de nichos de inovação social. Com as experiências sistematizadas e avaliadas, disponibilizam-se conhecimentos que poderão ser referências para a promoção de ações no âmbito da construção social de mercados que fortaleçam o processo de transição agroecológica para a sustentabilidade na estruturação e manutenção de agroecossistemas familiares em condições de semiaridez. A publicação contribuirá com conteúdo aplicado para o alcance de objetivos de sustentabilidade da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), especificamente para os seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): ODS 1 (acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares), ODS 2 (alcançar a segurança alimentar e a melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável), ODS 5 (equidade de gênero) e ODS 12 (consumo e produção responsáveis 12).
Thesagro: Agricultura Familiar
Comunidade Rural
Produção de Alimentos
Comercialização
Segurança Alimentar
NAL Thesaurus: Rural communities
Rural families
Food production
Food safety
Agroecology
Semiarid soils
Innovation adoption
Brazil
Palavras-chave: Transição agroecológica
Agroecossistema
Agroecologia
Inovação agropecuária
Semiárido
Brasil
Selo ODS 1
Selo ODS 2
Selo ODS 5
Selo ODS 12
Série: (Embrapa Caprinos e Ovinos. Documentos, 152).
Notas: ODS 1; ODS 2; ODS 5; ODS 12.
Tipo do Material: Folhetos
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Série Documentos (CNPC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
CNPC-2022-Art50.pdf1,32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace