Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1148840
Título: Otimização de métodos analíticos para a determinação de germânio em solos e vegetais por técnicas espectrométricas.
Autoria: TAVARES, S. R. de L.
MARINHO, H. R.
DONAGEMMA, R. A.
MEIRELES, R. C. S. de
RODRIGUES, N. R.
Afiliação: SILVIO ROBERTO DE LUCENA TAVARES, CNPS; HELGA RIBEIRO MARINHO, UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE; RAQUEL ANDRADE DONAGEMMA, UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE; RUTH COSTA SANTOS DE MEIRELES, UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE; NATÁLIA FERNANDES RODRIGUES, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO.
Ano de publicação: 2022
Referência: Rio de Janeiro: Embrapa Solos, 2022.
Páginas: 33 p.
Conteúdo: O Brasil é uma das maiores potências mundiais em dois setores fundamentais para o desenvolvimento econômico e bem-estar da população, tanto para o nosso país como para outros países: O setor agrícola e o setor mineral. Ambos os setores são reconhecidamente altamente competitivos, geradores de empregos, de riqueza, e são os setores que mais contribuem para o crescimento do PIB nacional e para o superavit da nossa balança comercial. Esses setores caminham muito alinhados em vários aspectos. O principal deles é o fornecimento de fertilizantes do setor mineral para uso no setor agrícola e de tecnologias do setor agrícola para uso no setor mineral, como por exemplo a fitomineração em solos e resíduos de mineração de interesse econômico para o país. O elemento químico germânio (Ge) é classificado mundialmente como um elemento crítico, devido a enorme aplicabilidade dele nas novas tecnologias de ponta para o uso em vários setores, e da grande dificuldade em sua mineração pelos métodos tradicionais, devido às baixíssimas concentrações nos ambientes terrestres. Neste caso, a fitomineração - uso de plantas e microrganismos associados - é uma alternativa altamente viável para um elemento tão escasso nos solos mundiais e principalmente nos solos brasileiros. Outra grande dificuldade encontrada atualmente é a carência de metodologias analíticas assertivas para a determinação do germânio em matrizes sólidas, principalmente solos e biomassa vegetal. Praticamente inexiste metodologias testadas e avaliadas para solos tropicais, ficando restrito, a poucas informações de metodologias usadas em solos temperados, que apresentam dinâmicas biogeoquímicas bem diferentes dos solos nacionais. Este documento tem por objetivo apresentar a comunidade científica os avanços de uma dessas metodologias testadas em matrizes brasileiras, objeto de uma das entregas de resultados do Projeto Geobiodisponibilidade de Germânio e Lítio, realizado em parceria da Embrapa Solos e o Serviço Geológico do Brasil - CPRM.
Thesagro: Método de Análise
Análise Química
Análise do Solo
Biomassa
Espectrometria
Palavras-chave: Selo ODS 9
Série: (Embrapa Solos. Documentos, 235).
ISSN: 1517-2627
Notas: ODS 9.
Tipo do Material: Folhetos
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Série Documentos (CNPS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
CNPS-DOC-235-2022.pdf1,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace