Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1148373
Title: Caiman latirostris (Daudin, 1802).
Authors: BASSETTI, L. A.
BATAUS, Y. S. L.
RODRIGUES, J.
UHLIG, V. M.
ANDRADE, T. A.
COUTINHO, M. E.
FARIAS, I. P.
MAGNUSSON, W. E.
VALADÃO, R. M.
CAMPOS, Z.
Affiliation: LUÍS ANTONIO BASSETTI
YEDA SOARES DE LUCENA BATAUS
JULIANA RODRIGUES
VÍVIAN MARA UHLIG
TIAGO ALMEIDA DE ANDRADE
MARCOS EDUARDO COUTINHO
IZENI PIRES FARIAS
WILLIAM ERNEST MAGNUSSON
RAFAEL MARTINS VALADÃO
ZILCA MARIA DA SILVA CAMPOS, CPAP.
Date Issued: 2022
Citation: In: ICMBio. Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. Sistema de Avaliação do Risco de Extinção da Biodiversidade (SALVE), 2022.
Description: Caiman latirostris apresenta ampla distribuição latitudinal na América do Sul, compreendendo Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai e Uruguai. No território brasileiro, ocorre nas Regiões Hidrográficas do São Francisco, Atlântico Nordeste Oriental, Atlântico Leste, Atlântico Sudeste, Atlântico Sul, Paraná e do Uruguai, com registros do Nordeste ao Sul do país. Essa espécie é encontrada naturalmente nos biomas Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica e Pampa, tendo sido introduzida no Pantanal. Sua extensão de ocorrência estimada para o Brasil é de 2.626.662 km², correspondendo a mais de 70% da distribuição global; com densidades variáveis ao longo de sua distribuição. Caiman latirostris ocorre em ambientes lênticos, sendo frequentemente encontrado em lagoas marginais, manguezais, brejos e pântanos de água doce e salgada, preservados ou antropizados. Também é registrada para várias unidades de conservação, inclusive de proteção integral. De modo geral, há conectividade com populações dos países vizinhos, porém não se sabe o quanto influenciam o estoque populacional no Brasil. As pressões antrópicas, associadas à pressão de caça relativamente alta em certas regiões, pode afetar a conectividade e, consequentemente, o fluxo gênico entre subpopulações em escala micro e macrogeográfica, mas ainda assim, Caiman latirostris foi avaliado como Menos Preocupante (LC).
Thesagro: Jacaré
Espécie em Extinção
Preservação da Natureza
Animal Selvagem
NAL Thesaurus: Extinction
Wild animals
Biopreservation
Language: Portugues
DOI: 10.37002/salve.ficha.18566
Notes: Disponível em: https://salve.icmbio.gov.br. Acesso em: 17 nov. 2022.
Type of Material: Parte de livro
Access: openAccess
Appears in Collections:Capítulo em livro técnico (CPAP)

Files in This Item:
File SizeFormat 
especie-Caiman-latirostris-2022.pdf5,38 MBAdobe PDFView/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace