Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1147133
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorYOKOMIZO, G. K. I.
dc.contributor.authorCOSTA, L. do N.
dc.contributor.authorFURTADO, R. G.
dc.contributor.authorSANTOS, E. C. dos
dc.contributor.authorSANTOS, I. C. dos
dc.date.accessioned2023-04-11T17:53:27Z-
dc.date.available2023-04-11T17:53:27Z-
dc.date.created2022-10-05
dc.date.issued2022
dc.identifier.citationIn: CASTRO, A. C.; LEITE, D. S.; SILVA, M. da F. F. da; SANCHES, A. G.; CARDOSO, D. da S.; (ed.). Tópicos atuais em desenvolvimento regional e urbano. Guarujá, SP: Científica Digital, 2022. Cap. 14, p. 222 - 244.
dc.identifier.isbn978-65-5360-195-6
dc.identifier.urihttp://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1147133-
dc.descriptionA inserção de atividades agrícolas extensas na região Amazônia é tema de controvérsias, muitas vezes infundadas ou distorcidas. Essa exploração é baseada principalmente na exploração madeireira na floresta densa de terra firme, notando-se que o Cerrado presente na região Norte do País é praticamente desconhecido e sem discussões. Desta forma, o objetivo deste texto é mostrar as formas de uso atual, ocupação e possíveis consequências da utilização do Cerrado amapaense, que ainda praticamente não tem área inserida em Unidades de Conservação, podendo haver perda de importante material genético e principalmente por estar em condições climáticas tropicais, cujo desequilíbrio ambiental pode gerar impactos elevados, também se deseja mostrar o uso potencial e das políticas públicas existentes. A metodologia utilizada baseou-se na estrutura de um ensaio teórico, utilizando dados secundários, através de pesquisa bibliográfica na biblioteca ?Dr. Dorival Pimentel? da Embrapa Amapá, biblioteca Central da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), biblioteca da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA) do Amapá, biblioteca do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (IEPA) e em trabalhos e textos existentes na internet. Nota-se que que o uso atual é baseado principalmente na silvicultura, com baixa expressividade da agricultura extensiva, mas havendo elevado potencial de exploração para produção de alimentos, lembrando que para isso é fundamental a adoção de técnicas de manejo, material genético apropriado e existência de políticas públicas de gestão e fiscalização, o que ainda é incipiente e pouco aplicado, associando desenvolvimento com conservação ambiental.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.titleDiversidade vegetal, uso agrícola, política fundiária e perspectivas do cerrado amapaense de 2018 a 2022.
dc.typeParte de livro
dc.subject.thesagroAgricultura Sustentável
dc.subject.thesagroEconomia Agrícola
riaa.ainfo.id1147133
riaa.ainfo.lastupdate2022-11-15
dc.contributor.institutionGILBERTO KEN ITI YOKOMIZO, CPAF-AP; LILIANE DO NASCIMENTO COSTA, UNIFAP; RENAN GOMES FURTADO, SECRETARIA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE AMAPÁ; ENEAS CORREA DOS SANTOS, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÕNIA - UFRA; IGOR CORREA DOS SANTOS, CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ - CEAP.
Aparece en las colecciones:Capítulo em livro técnico (CPAF-AP)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
CPAF-AP-2022-Diversidade-vegetal-uso-agricola.pdf640.11 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace