Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1146173
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCARVALHO, M. A. de F.
dc.contributor.authorSILVA, E. A. DA S.pt_BR
dc.contributor.authorRODRIGUES, G. C.pt_BR
dc.contributor.authorVEIGA, A. D.pt_BR
dc.contributor.authorGUERRA, A. F.pt_BR
dc.date.accessioned2022-09-06T16:22:34Z-
dc.date.available2022-09-06T16:22:34Z-
dc.date.created2022-09-06
dc.date.issued2022
dc.identifier.citationBrasília, DF: Embrapa Café, 2022.
dc.identifier.urihttp://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1146173-
dc.descriptionO cultivo do cafeeiro em áreas de Cerrado utiliza o manejo de irrigação com suspensão hídrica no período reprodutivo visando à uniformização da florada, obtendo-se frutos em estádios de maturação mais uniformes e cafés com qualidade. Verificou-se o potencial de algumas variáveis morfofisiológicas em se correlacionar com a produtividade para serem utilizadas na pré-seleção de genótipos de Coffea canephora que melhor se adaptem ao manejo de irrigação utilizado no Cerrado. O experimento foi conduzido na região do Cerrado do Planalto Central avaliando-se sete clones de C. canephora no ano de 2016. As plantas passaram por um período de suspensão da irrigação de 56 dias para a uniformização da florada; as avaliações morfofisiológicas foram realizadas antes e no final do período de suspensão da irrigação e 2 dias e 3 meses após o retorno da irrigação. As variáveis diâmetro dos vasos do xilema, espessura do floema, relação entre o diâmetro polar e equatorial dos estômatos, eficiência quântica potencial do fotossistema II, conteúdo relativo de água e índice de área foliar apresentam potencial de serem utilizadas na pré-seleção de genótipos de Coffea canephora que melhor se adaptem ao manejo de irrigação utilizado no Cerrado, por possuírem relação com a variável produtividade.
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofseries(Embrapa Café. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 4)
dc.rightsopenAccess
dc.titleVariáveis morfofisiológicas e produtividade na pré-seleção de cafeeiros cultivados no Cerrado do Planalto Central.
dc.typeFolhetos
dc.subject.thesagroCoffea Canephora
dc.subject.thesagroFisiologia
dc.subject.thesagroAnatomia
dc.subject.thesagroProdutividade
dc.format.extent219 p.pt_BR
riaa.ainfo.id1146173
riaa.ainfo.lastupdate2022-09-06
dc.contributor.institutionMILENE ALVES DE FIGUEIREDO CARVALHO, CNPCa
dc.contributor.institutionELISÂNGELA APARECIDA DA SILVA, UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAISpt_BR
dc.contributor.institutionGUSTAVO COSTA RODRIGUES, CNPTIApt_BR
dc.contributor.institutionADRIANO DELLY VEIGA, CPACpt_BR
dc.contributor.institutionANTONIO FERNANDO GUERRA, CNPCa.pt_BR
Aparece nas coleções:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (SAPC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Variaveis-morfofisiologicas.pdf5.97 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace