Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1144477
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFERREIRA, F. I. G.
dc.contributor.authorMESQUITA, A. L. M.
dc.contributor.authorMOTA, M. do S. C. de S.
dc.contributor.authorFUCK JUNIOR, S. C. de F.
dc.contributor.authorMIRANDA, F. R. de
dc.date.accessioned2022-07-05T17:20:06Z-
dc.date.available2022-07-05T17:20:06Z-
dc.date.created2022-07-05
dc.date.issued2022
dc.identifier.citationIn: SEABRA, G. (Org.). Educação ambiental: uso, manejo e gestão dos recursos naturais. Itaiutaba: Barlavento, 2022.
dc.identifier.urihttp://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1144477-
dc.descriptionA traça-da-castanha (Anacampsis phytomiella) é a praga mais importante do período de frutificação do cajueiro porque ataca o fruto (castanha), causando elevados prejuízos por destruir completamente a amêndoa da castanha de caju. O principal sintoma de ataque é a presença de um furo localizado na parte distal da castanha e é conhecido pelo produtor como castanha furada. O adulto é uma pequena mariposa de hábito noturno, com cerca de 1,5 cm de envergadura, coloração escura, com pequenas manchas claras nas asas. O objetivo deste trabalho foi investigar a infestação da traça-da-castanha nos clones de cajueiro-anão CCP 76, BRS 226, BRS 189, cultivados em consorciação com as fruteiras, banana, mamão e melancia, no Campo Experimental da Embrapa Agroindústria Tropical, no município de Pacajus, CE, Brasil. A avaliação do ataque nos três genótipos foi feita pela simples percentagem das castanhas furadas em relação às castanhas amostradas sem furo. As condições climáticas impostas pela consorciação do cajueiro-anão com bananeira contribuíram para reduzir o percentual de castanha furada, causado pelo ataque da praga. O clone CCP 76 foi o genótipo que apresentou o maior percentual de castanha furada relativamente aos clones BRS226 e BRS 189. Ficou demonstrado que a diferença do grau infestação da praga entre os clones independe da interação dos consócios testados.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectAnacampsis phytomiella
dc.subjectPest
dc.subjectShading
dc.titleGrau de infestação da traça-da-castanha em clones de cajueiro-anão consorciados com fruteiras.
dc.typeParte de livro
dc.subject.thesagroAnacardium Occidentale
dc.subject.thesagroPraga de Planta
dc.subject.thesagroConsorciação de Cultura
dc.subject.thesagroSombreamento
dc.subject.nalthesaurusAnacardium
dc.subject.nalthesaurusIntercropping
riaa.ainfo.id1144477
riaa.ainfo.lastupdate2022-07-05
dc.contributor.institutionFRANCISCA INGRID GOUVEIA FERREIRA, Graduanda do Curso de Agronomia da UFC; ANTONIO LINDEMBERG MARTINS MESQUITA, CNPAT; MARIA DO SOCORRO C DE SOUZA MOTA, CNPAT; SERGIO CESAR DE FRANCA FUCK JUNIOR, CNPAT; FABIO RODRIGUES DE MIRANDA, CNPAT.
Aparece nas coleções:Capítulo em livro técnico (CNPAT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CNEA-2022-Infestacao-da-traca-da-castanha.pdf743,65 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace