Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1143727
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorMARINHO-PRADO, J. S.
dc.contributor.authorPESSOA, M. C. P. Y.
dc.contributor.authorBORGES, J. B. A.
dc.contributor.authorPARANHOS, B. A. J.
dc.contributor.authorMINGOTI, R.
dc.contributor.authorRAMOS, G. G.
dc.date.accessioned2022-06-03T19:19:40Z-
dc.date.available2022-06-03T19:19:40Z-
dc.date.created2022-06-03
dc.date.issued2022
dc.identifier.citationIn: TULLIO, L. (org.). Investigación, tecnología e innovación en ciencias agrícolas. Ponta Grossa: Atena, 2022.
dc.identifier.urihttp://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1143727-
dc.descriptionDrosophila suzukii (Matsumura, 1931) (Diptera: Drosophilidae) é um inseto polífago, nativo da Ásia e de importância econômica para cultivos no Brasil, onde é conhecido por Drosófila-da-Asa-Manchada (DAM) ou ?Spotted Wing Drosophila? (SWD). DAM é uma importante praga de pequenas frutas em diferentes países, com sua principal estratégia de manejo baseada no controle químico. Entretanto, algumas características do controle biológico o tornam uma boa estratégia para o manejo desse inseto. Entre elas estão a capacidade de muitos parasitoides atacarem as larvas dentro das frutas, onde os agrotóxicos são geralmente menos eficazes, bem como pelo fato de que inimigos naturais são capazes de interferir na mortalidade natural de populações de pragas presentes em áreas naturais, onde hospedeiros silvestres estão presentes e o controle não é empregado. Este trabalho apresenta um levantamento realizado em literatura técnico cientifica nacional e internacional com o objetivo de prospectar potenciais bioagentes de D. suzukii, identificando aqueles mais eficazes. Entomopatógenos (fungos, bactérias, vírus e nematoides), predadores e parasitoides foram apresentados, sendo que o parasitoide larval Ganaspis sp. (Hymenoptera: Figitidae) e o parasitoide pupal Trichopria anastrephae Lima (Hymenoptera: Diapriidae) destacaram-se como alternativas para o manejo de D. suzukii no Brasil.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectDrosófila-da-Asa-Manchada
dc.subjectDAM
dc.subjectInimigos naturais
dc.subjectParasitoide
dc.subjectProteção de cultivos
dc.titleProspecção de potenciais bioagentes para controle de Drosófila-da-Asa-Manchada.
dc.typeParte de livro
dc.subject.thesagroInseto
dc.subject.thesagroPraga
dc.subject.thesagroControle Biológico
dc.subject.nalthesaurusBiological control
dc.format.extent2cap. 17, p. 214-226.
riaa.ainfo.id1143727
riaa.ainfo.lastupdate2022-06-03
dc.contributor.institutionJEANNE SCARDINI MARINHO PRADO, CNPMA; MARIA CONCEICAO PERES YOUNG PESSOA, CNPMA; JANAÍNA BEATRIZ APARECIDA BORGES, UFSCar; BEATRIZ AGUIAR GIORDANO PARANHOS, CPATSA; RAFAEL MINGOTI, CNPM; GIOVANNA GALHARDO RAMOS, UNIFAJ.
Aparece en las colecciones:Capítulo em livro técnico (CNPMA)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
2022PL-Marinho-Prado-Prospeccao.pdf17.45 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace