Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1142946
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorOLIVEIRA, P. P. A.
dc.contributor.authorGODOY, R.
dc.contributor.authorOLIVEIRA, B. A.
dc.contributor.authorPEDROSO, A. de F.
dc.contributor.authorBONANI, W. L.
dc.contributor.authorRODRIGUES, P. H. M.
dc.contributor.authorLELIS, A. L. J.
dc.date.accessioned2023-09-02T14:40:25Z-
dc.date.available2023-09-02T14:40:25Z-
dc.date.created2022-05-13
dc.date.issued2022
dc.identifier.citationSão Carlos, SP: Embrapa Pecuária Sudeste, 2022.
dc.identifier.issn1981-2078
dc.identifier.urihttp://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1142946-
dc.descriptionA recuperação de pastagens é estratégia prioritária no Brasil e tecnologias envolvendo leguminosas são vantajosas, pois diminuem a dependência de fertilizantes nitrogenados e de suplemento mineral proteinado. Com o objetivo de avaliar o potencial de uso de uma mistura de materiais genéticos de guandu (G 66-95 e G 6-95) em consórcio com capim-Marandu (Urochloa (syn. Brachiaria) brizantha (Hochst ex A. Rich) Stapf cv. Marandu) para a recuperação de pastagens degradadas foi desenvolvido um experimento em campo, sob condição de pastejo. Foram comparados quatro tratamentos: pastagens degradadas, pastagens recuperadas de forma convencional (com melhoria do manejo da planta forrageira e recomposição da fertilidade do solo com corretivos e fertilizantes), pastagens recuperadas por meio do consórcio com guandu cultivar BRS Mandarim e pastagens recuperadas por meio do consórcio com uma mistura de materiais genéticos de guandu (linhagem G 6-95 e cultivar G 66-95). O material G 66-95 trata-se da cultivar BRS Guatã e possui hábito de crescimento muito semelhante à linhagem G 6-95, com arquitetura de planta menor e mais ereta que a cultivar BRS Mandarim, o que facilitou o manejo da pastagem e o consumo pelos animais. Apesar do aumento da lotação animal em relação à literatura, o consórcio de forragem, com a mistura de guandu G 6-95 e G 66-95, apresentou produção e capacidade de suporte menor do que com a cultivar BRS Mandarim. A despeito da facilidade de manejo, após a roçada, a mistura da linhagem G 6-95 com a cultivar BRS Guatã (G 66-95) apresentou rebrota insignificante, sendo recomendada somente para sistemas de produção em que haja interesse no consórcio pelo período de um ano.
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofseries(Embrapa Pecuária Sudeste. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 52).
dc.rightsopenAccess
dc.subjectODS 15
dc.subjectObjetivo de Desenvolvimento Sustentável
dc.subjectPastagens degradadas
dc.titleAvaliação de diferentes materiais genéticos de feijão-guandu em consórcio com capim-marandu na recuperação de pastagens degradadas.
dc.typeFolhetos
dc.subject.thesagroLeguminosa Forrageira
dc.subject.thesagroBrachiaria
dc.subject.thesagroCajanus Cajan
dc.description.notesODS 15
dc.format.extent223 p.
riaa.ainfo.id1142946
riaa.ainfo.lastupdate2023-09-01
dc.contributor.institutionPATRICIA PERONDI ANCHAO OLIVEIRA, CPPSE; RODOLFO GODOY, CPPSE; BIA ANCHÃO OLIVEIRA, Massey University; ANDRE DE FARIA PEDROSO, CPPSE; WILLIAN LUCAS BONANI, Engenheiro-agrônomo; PAULO HENRIQUE MAZZA RODRIGUES, USP-FMVZ; ANA LAURA JANUÁRIO LELIS, UNESP.
Appears in Collections:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CPPSE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BOLETIM-52.pdf2.66 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace