Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1141240
Título: Caracterização da matéria orgânica do solo.
Autoria: NOVOTNY, E. H.
CANELLAS, L. P.
COLNAGO, L. A.
Afiliação: ETELVINO HENRIQUE NOVOTNY, CNPS; LUCIANO PASQUALOTO CANELLAS, UENF; LUIZ ALBERTO COLNAGO, CNPDIA.
Ano de publicação: 2022
Referência: In: NUNES, R. R.; REZENDE, M. O. de O. (org.). O solo: estrutura e composição. São Carlos, SP: Cubo, 2022. cap. 11, p. 153-196.
Conteúdo: A matéria orgânica ambiental é o elo entre a biosfera, geosfera, hidrosfera e atmosfera sendo, portanto, fundamental para a sustentabilidade do ecossistema. Estimativas da massa total de carbono orgânico do solo variam de 1,22´1018 g de carbono a 2,46´1018 g de carbono, esse reservatório, que excede a quantidade em todos os demais reservatórios superficiais, interage com a atmosfera e afeta seu conteúdo em CO2. O conteúdo de carbono estocado no solo corresponde a 3 ou 4 vezes a quantidade de carbono na biomassa assim sendo, ações que visem aumentar o estoque de carbono no solo são mais efetivas e factíveis que alterações no conteúdo de biomassa. Adicionalmente, como será visto a seguir, um aumento do conteúdo de carbono no solo aumenta sua fertilidade, especialmente em condições tropicais, e com isso o conteúdo de biomassa vegetal que esse solo é capaz de suportar em um ciclo virtuoso. Tendo em vista a magnitude dos diferentes estoques e fluxos, fica claro a importância da matéria orgânica do solo no ciclo global do carbono e no planejamento de estratégias que visem mitigar as emissões antrópicas. Dentre os diversos componentes do solo a matéria orgânica desempenha papel primordial na qualidade deste. Isso decorre da influência que a quantidade e qualidade da matéria orgânica exercem sobre as propriedades físicas, químicas e biológicas dos solos. Dentre essas propriedades destacam-se efeitos na melhoria e estabilidade de agregados, diminuição da plasticidade, aumento da capacidade de retenção de água, aumento da capacidade de troca de cátions (CTC) e participação essencial na respiração microbiana de determinadas espécies. Adicionalmente a matéria orgânica é, geralmente, o principal sítio de sorção para agrotóxicos e metais traços no solo, tanto micronutrientes como tóxicos. Esses efeitos são particularmente importantes nos solos tropicais, naturalmente ácidos e cuja fração mineral é composta principalmente de argilas de atividade baixa. E para um melhor entendimento dessas importantes propriedades, quer seja sua estabilidade no ambiente, como sua reatividade e serviços ecossistêmicos que a matéria orgânica do solo presta, é necessário caracterizá-la e conhecer sua composição e funcionalidades.
Thesagro: Matéria Orgânica
Solo
Tipo do Material: Parte de livro
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Capítulo em livro técnico (CNPDIA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
P-Caracterizacao-da-materia-organica-do-solo.pdf5,36 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace