Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1141087
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorPRYSTHON, A.
dc.contributor.authorUMMUS, M. E.
dc.contributor.authorTARDIVO, T. F.
dc.contributor.authorPEDROZA FILHO, M. X.
dc.contributor.authorCHICRALA, P. C. M. S.
dc.contributor.authorKATO, H. C. de A.
dc.contributor.authorDIAS, C. R. G.
dc.contributor.authorPAZ, L. R. de S.
dc.date.accessioned2022-03-21T14:02:45Z-
dc.date.available2022-03-21T14:02:45Z-
dc.date.created2022-03-21
dc.date.issued2022
dc.identifier.citationRio de Janeiro, RJ: e-Publicar, 2022.
dc.identifier.isbn978-65-5364-025-2
dc.identifier.urihttp://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1141087-
dc.descriptionA bacia do rio Araguaia contempla ecossistemas e atividades econômicas que coexistem entre os biomas Cerrado e a Amazônia. Em sua calha, a pesca artesanal promove trabalho, renda, segurança alimentar e identidade cultural a milhares de famílias. A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Parceiros visitaram 14 municípios do Tocantins visando conhecer as tecnologias, a socioeconomia e os principais conflitos associados à pesca artesanal na margem tocantinense do rio Araguaia. Neste sentido, tendo a abordagem participativa como metodologia, foi gerada uma confiança mútua entre técnicos e pescadores durante as oficinas locais em 2016. O Objetivo foi trocar experiências que pudessem subsidiar pesquisas tecnológicas e modelos de gestão mais inclusivos. Estima-se que a pesca é exercida por um contingente de 4.500 pescadores, atuando numa frota de 2 mil embarcações, em diferentes ambientes/paisagens ecológicas. Foram registradas 14 estratégias de captura. A grupadas em três categorias (emalhes, linhas/anzóis e arpões). A principal e mais importante estratégia, é o emalhe (malhadeira). As embarcações são predominantemente em madeira e sua carpintaria engloba uma grande variedade de recursos florestas. Tanto o emalhe quanto as embarcações em madeira, possuem grande potencial de desenvolvimento tecnológico com o uso materiais alternativos e sustentáveis. Os métodos de abate e conservação do pescado a bordo incluem boas práticas, mas ainda requerem atenção. A cadeia produtiva ainda necessita de ações que visem melhorar os rendimentos e diminuir desperdícios desde a captura até a comercialização. Apesar da importância socioeconômica e da segurança alimentar (60% da produção é consumida), a pesca artesanal ainda é pouco estruturada também do ponto de vista da governança. Neste sentido, é necessário a manutenção de fóruns permanentes com maior participação dos pescadores artesanais, assim como acontece em diversos estados da federação. Os fóruns ampliam o debate e fortalecem a governança local, sendo este, elemento importante no desenvolvimento da cadeia produtiva da pesca artesanal no estado do Tocantins.
dc.formatil.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectTocantins
dc.subjectRio Araguaia
dc.subjectEmalhe
dc.titleA pesca artesanal no rio Araguaia, Tocantins, Brasil: aspectos tecnológicos e socioeconômicos.
dc.typeLivros
dc.subject.thesagroPesca Artesanal
dc.subject.thesagroDiagnostico
dc.subject.thesagroDesenvolvimento Socio-Econômico
dc.subject.thesagroCadeia Produtiva
dc.subject.thesagroPesca
dc.subject.thesagroGestão
dc.subject.thesagroTecnologia Apropriada
dc.format.extent294 p.
riaa.ainfo.id1141087
riaa.ainfo.lastupdate2022-03-21
dc.identifier.doi10.47402/ed.ep.b202211590252
dc.contributor.institutionADRIANO PRYSTHON DA SILVA, CNPASA; MARTA EICHEMBERGER UMMUS, CNPASA; THIAGO FONTOLAN TARDIVO, SEAGRO; MANOEL XAVIER PEDROZA FILHO, CNPASA; PATRICIA COSTA M SOARES CHICRALA, CNPASA; HELLEN CHRISTINA DE ALMEIDA KATO, CNPASA; CAROLYNE RIBEIRO GOMES DIAS; LAURA RESPLANDES DE SOUSA PAZ.
Aparece en las colecciones:Livro técnico (CNPASA)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
lv-pesca-artesanal-no-rio-Araguaia.pdf6.71 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace