Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1135869
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorMICHEREFF FILHO, M.
dc.contributor.authorFONSECA, M. E. N.
dc.contributor.authorBOITEUX, L. S.
dc.contributor.authorSOUSA, N. C. de M.
dc.contributor.authorSILVA, K. F. A. de S.
dc.contributor.authorSILVA, P. A. da
dc.contributor.authorSILVA, P. S. da
dc.contributor.authorMOITA, A. W.
dc.contributor.authorTORRES, J. B.
dc.date.accessioned2021-11-08T15:02:10Z-
dc.date.available2021-11-08T15:02:10Z-
dc.date.created2021-11-08
dc.date.issued2021
dc.identifier.citationBrasília, DF: Embrapa Hortaliças, 2021.
dc.identifier.issn1677-2229
dc.identifier.urihttp://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1135869-
dc.descriptionEste trabalho avaliou a suscetibilidade de nove cultivares de tomateiro à infestação de H. armigera em casa de vegetação, com chance de escolha e determinou o desempenho da fase larval da praga nesses genótipos, em condições de laboratório. As cultivares BRS Zamir e BRS Sena apresentaram as menores infestações de lagartas, enquanto BRS Zamir apresentou a menor porcentagem de frutos danificados (11,42%) e o menor consumo de polpa (8,14 g/lagarta), respectivamente. A menor duração do período larval ocorreu em insetos alimentados com frutos da cultivar AP533 (10,94 dias), enquanto os maiores tempos de desenvolvimento foram constatados com frutos de BRS Zamir e BRS Sena (18,3 a 18,6 dias). O peso dos insetos no final da fase larval não diferiu entre os genótipos (0,43 a 0,52 g/lagarta) e os níveis de mortalidade foram inferiores a 19%. Conclui-se que, apesar de efeitos adversos apresentados por alguns genótipos de tomateiro, H. armigera pode utilizar estratégias de compensação para consumo e uso de alimento que permitam alto desempenho da fase larval.
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofseries(Embrapa Hortaliças. Boletim de pesquisa e desenvolvimento, 232).
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.titleSuscetibilidade de cultivares de tomateiro à Helicoverpa armigera (Hübner) (Lepidoptera: Noctuidae).
dc.typeFolhetos
dc.subject.thesagroTomate
dc.subject.thesagroPraga de Planta
dc.subject.nalthesaurusSolanum lycopersicum
dc.format.extent231 p.
riaa.ainfo.id1135869
riaa.ainfo.lastupdate2021-11-08
dc.contributor.institutionMIGUEL MICHEREFF FILHO, CNPH; MARIA ESTHER DE N FONSECA BOITEUX, CNPH; LEONARDO SILVA BOITEUX, CNPH; NAYARA CRISTINA DE MAGALHÃES SOUSA, Universidade Federal Rural de Pernambuco.; KARLA FERNANDA AYRES DE SOUZA SILVA, Universidade Federal Rural de Pernambuco.; PALOMA ALVES DA SILVA; PATRÍCIA SANTOS DA SILVA, Bolsista FAPDF/ CNPH; ANTONIO WILLIAMS MOITA, CNPH; JORGE BRAZ TORRES, Universidade Federal Rural de Pernambuco.
Aparece en las colecciones:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPH)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
BPD-232-8nov2021.pdf3.22 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace