Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1135479
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorREIS, F. A.
dc.contributor.authorHOLANDA FILHO, Z. F.
dc.contributor.authorLUCENA, C. C. de
dc.date.accessioned2022-10-05T16:32:18Z-
dc.date.available2022-10-05T16:32:18Z-
dc.date.created2021-10-21
dc.date.issued2021
dc.identifier.citationBoletim do Centro de Inteligência e Mercado de Caprinos e Ovinos, n. 15, p. 1-6, out. 2021.
dc.identifier.urihttp://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1135479-
dc.descriptionA região Centro-Oeste tem se consolidado como o terceiro maior polo de ovinocultura do país, ficando atrás apenas da região Nordeste e Sul. O estado do Mato Grosso do Sul, de acordo com o último levantamento da Produção Pecuária Municipal do IBGE, possui um rebanho ovino de 432.919 cabeças, o que corresponde 41,4% do rebanho ovino daquela região (IBGE, 2020). Os produtores de ovinos nesta região têm buscado maior rentabilidade e qualidade com vista ao atendimento de mercados locais, mas principalmente, o mercado consumidor localizado nos centros urbanos da região Sudeste. De acordo com o painel de custos de produção realizado pela Embrapa Caprinos e Ovinos em 2019, a alimentação adquirida fora da propriedade chega a representar até 47% dos custos totais da atividade. Ainda neste componente, os custos somente com rações concentradas, normalmente à base de milho e soja, representaram 23,82% dos custos operacionais efetivos para produção de cordeiros no Mato Grosso do Sul, naquele período. O Custo Operacional Efetivo (COE) é composto pelos gastos correntes da propriedade (insumos, mão de obra, operações mecânicas e despesas administrativas). Ainda referente a custos de produção na agropecuária, alguns indicadores são úteis para balizar o poder de compra nas atividades pecuárias. A ?relação de troca? é um exemplo na bovinocultura de corte. No mercado de reposição é um indicador de quantos bezerros é possível comprar com a receita apurada na venda do animal terminado (boi gordo), ou seja, ele indica, mas não determina, a capacidade de compra que um pecuarista tem ao vender o boi gordo e comprar gado de reposição. Também na ovinocultura é possível estabelecer a relação de troca, com um indicador econômico que reflita a capacidade de compra dos criadores, verificado pela quantidade de produto pecuário para se adquirir um determinado insumo.
dc.languagePortugues
dc.language.isopt_BR
dc.rightsopenAccess
dc.titleAnálise do poder de compra na produção de ovinos no estado do Mato Grosso do Sul.
dc.typeArtigo na mídia
dc.subject.thesagroCusto de Produção
dc.subject.thesagroOvino
dc.subject.thesagroCompra
dc.subject.thesagroCordeiro
dc.subject.thesagroCotação
dc.subject.thesagroOvinocultura
dc.subject.nalthesaurusBrazil
dc.subject.nalthesaurusCost analysis
riaa.ainfo.id1135479
riaa.ainfo.lastupdate2022-10-05
dc.contributor.institutionFERNANDO ALVARENGA REIS, CNPC; ZENILDO FERREIRA HOLANDA FILHO, CNPC; CICERO CARTAXO DE LUCENA, CNPC.
Appears in Collections:Artigo de divulgação na mídia (CNPC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
boletim-15-precos-dos-Insumos-centro-oeste-mato-grosso-sul.pdf331,91 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace