Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1135104
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorHASHIMOTO, C. V.
dc.contributor.authorTEIXEIRA, W. G.
dc.contributor.authorENCINAS, O. C.
dc.contributor.authorTAVARES, S. R. de L.
dc.date.accessioned2021-10-07T01:02:58Z-
dc.date.available2021-10-07T01:02:58Z-
dc.date.created2021-10-06
dc.date.issued2021
dc.identifier.citationRio de Janeiro: Embrapa Solos, 2021.
dc.identifier.issn1678-0892
dc.identifier.urihttp://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1135104-
dc.descriptionO conhecimento da dinâmica dos nutrientes adicionados no solo via adubação é crucial para o adequado manejo da nutrição das plantas, bem como para avaliar riscos de contaminação do solo e das águas subterrâneas com a aplicação de efluentes. O estudo teve como objetivo avaliar a dinâmica do deslocamento de íons potássicos em amostras de um Latossolo Amarelo muito argiloso, caulinítico, que é a classe de solo dominante na Amazônia Central. Foram determinados os parâmetros de transporte de solutos em amostras de solos de uma camada superficial (0-20 cm) e de uma camada subsuperficial (20-40 cm), por meio de ensaios de retardo (breakthrough curves - BTC). As equações apresentaram um bom ajuste nos pontos da curva de distribuição de efluentes dos ensaios realizados, com RMSE de 2,44 e 6,26 para as camadas de 0-20 cm e 20-40 cm respectivamente. Os resultados mostraram valores baixos para fatores de retardo (2,01 e 2,31) e coeficientes de dispersão de 0,45 para ambas as camadas, caracterizando baixa interação dos íons de potássio à matriz do solo. Os valores obtidos para os números de Peclet (10,31 e 10,33) para as camadas superficial e subsuperficial, respectivamente, demonstram predominância de movimento convectivo e uma baixa dispersão dos íons de potássio na matriz do solo. Os resultados evidenciam a baixa capacidade de retenção de potássio no solo, com consequente risco de lixiviação para camadas mais profundas e contaminação de águas subterrâneas. Esses riscos são maiores em aplicações de elevadas doses de fertilizantes potássicos e/ou efluentes ricos em potássio, como os gerados na extração de óleo de dendê, e a vinhaça produzida em usinas de processamento de cana-de-açúcar.
dc.formatE-book: il. color.
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofseries(Embrapa Solos. Boletim de pesquisa e desenvolvimento, 277).
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectBreakthrough curves
dc.subjectSTANMOD
dc.titleDeterminação dos fatores de retardamento e dispersão de potássio em Latossolo Amarelo de textura muito argilosa.
dc.typeFolhetos
dc.subject.thesagroAnálise do Solo
dc.subject.thesagroLatossolo Amarelo
dc.subject.thesagroPotássio
dc.subject.thesagroLixiviação
dc.subject.thesagroAdubação
dc.subject.nalthesaurusLeaching
dc.subject.nalthesaurusFertilizers
dc.description.notesE-book no formato ePub.
riaa.ainfo.id1135104
riaa.ainfo.lastupdate2021-10-06
dc.contributor.institutionCLAYTON VERÍSSIMO HASHIMOTO, PETROBRAS; WENCESLAU GERALDES TEIXEIRA, CNPS; OMAR CUBAS ENCINAS, UNIVERSIDAD NACIONAL DE LA AMAZONIA PERUANA; SILVIO ROBERTO DE LUCENA TAVARES, CNPS.
Aparece nas coleções:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
CNPS-BPD-277-2021.epub1.42 MBUnknownVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace