Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1134591
Title: Avaliação agronômica de plantas de cobertura para o sistema plantio direto de soja na região Central de Minas Gerais.
Authors: BORGHI, E.
PARRELLA, R. A. da C.
ABREU, S. C.
KARAM, D.
GONTIJO NETO, M. M.
RESENDE, A. V. de
ALVARENGA, R. C.
Affiliation: EMERSON BORGHI, CNPMS; RAFAEL AUGUSTO DA COSTA PARRELLA, CNPMS; SAMUEL CAMPOS ABREU, CNPMS; DECIO KARAM, CNPMS; MIGUEL MARQUES GONTIJO NETO, CNPMS; ALVARO VILELA DE RESENDE, CNPMS; RAMON COSTA ALVARENGA, CNPMS.
Date Issued: 2021
Citation: Sete Lagoas: Embrapa Milho e Sorgo, 2021.
Pages: 26 p.
Description: A escolha da planta de cobertura para ser utilizada no Sistema Plantio Direto (SPD) deve apresentar características agronômicas que possibilitem a rotação de culturas e a cobertura do solo por maior período de tempo possível. Na região Central de Minas Gerais, a sustentabilidade do SPD está justamente na escolha da espécie que atenda a estes requisitos, em razão das condições climáticas, buscando selecionar culturas que possibilitem alta produtividade de matéria seca e de baixa velocidade de decomposição. Este trabalho objetivou avaliar o crescimento, acúmulo diário e a produtividade de matéria seca de diferentes espécies destinadas exclusivamente para cobertura de solo e a produtividade da cultura da soja semeada na sequência. Foram utilizadas quatro espécies (BRS Zuri, sorgo biomassa BRS 716, BRS Quênia e Urochloa ruziziensis) semeadas em abril de 2019 e avaliadas em duas épocas (126 e 193 dias após a semeadura - DAS), que permaneceram em crescimento livre (outubro de 2019) e foram manejadas quimicamente para a semeadura da soja em SPD. Na primeira avaliação (126 DAS), com apenas 104,8 mm de precipitação acumulados, o sorgo biomassa e o capim ruziziensis apresentaram maior taxa de acúmulo de matéria seca por dia e, consequentemente, em maiores produções por hectare. Aos 193 DAS, com 194 mm de chuva acumulados, as duas espécies diminuíram significativamente a taxa de acúmulo diário. Ao final do período, as maiores produtividades de matéria seca foram obtidas pelas espécies forrageiras, e a menor foi do sorgo biomassa. A maior produtividade de grãos foi obtida na soja semeada sobre o capim BRS Quênia, porém, o sorgo biomassa também apresentou produtividades satisfatórias e, assim como o capim ruziziensis, também podem ser opções de plantas de cobertura para o SPD de soja na região Central de Minas Gerais.
Thesagro: Planta de Cobertura
Rotação de Cultura
Sorgo
Soja
Planta Forrageira
Cobertura do Solo
Biomassa
Forrageira Tropical
NAL Thesaurus: Ground cover plants
Soil water deficit
Biomass
Keywords: Déficit hídrico
Tropical foragers
Series/Report no.: (Embrapa Milho e Sorgo. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 229).
Language: Portugues
Type of Material: Folhetos
Access: openAccess
Appears in Collections:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPMS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Bol-229-Avaliacao-agronomica-plantas-cobertura-plantio-direto.pdf3,52 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace