Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1134493
Title: Estudo prospectivo de tecnologias baseadas na biomassa de microalgas e cianobactérias: abordagens bibliométrica e patentométrica.
Authors: SCHULTZ, E. L.
QUINTINO, R. P.
ANJOS, S. S. N. dos
Affiliation: EMERSON LEO SCHULTZ, CNPAE; RABESHE PEREIRA QUINTINO, Universidade de Brasília; SERGIO SARAIVA NAZARENO DOS ANJOS, CNPAE.
Date Issued: 2021
Citation: Brasília: Embrapa Agroenergia, 2021.
Pages: 56 p.
Description: A Embrapa Agroenergia possui seis Linhas de Atuação, as quais correspondem às seis plataformas industriais de biorrefinarias: (i) açúcares C5/C6, (ii) óleos vegetais, (iii) biogás, (iv) algas, v) lignina e vi) bio-óleo/syngas. O objetivo geral deste estudo é identificar, por técnicas de patentometria e bibliometria, as tecnologias baseadas no uso da biomassa de microalgas e cianobactérias, no contexto mundial. Os resultados obtidos geraram diversas informações de cunho estratégico, como os principais processos que utilizam microalgas e cianobactérias, bem como os produtos obtidos e os gêneros taxonômicos usados. Além disso, os principais campos tecnológicos encontrados em documentos de patente foram mostrados e analisados, incluindo o mapa de emergência e os sinais fracos.
Thesagro: Microalga
Patente
Pesquisa
Biomassa
NAL Thesaurus: Microalgae
Cyanobacteria
Bibliometric analysis
Patents
Biomass
Keywords: Bibliometria
Cianobactéria
Patentometria
Estudo prospectivo
Series/Report no.: (Embrapa Agroenergia. Documentos, 39).
ISSN: 2177-4439
Type of Material: Livros
Access: openAccess
Appears in Collections:Série Documentos (CNPAE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Estudo-prospectivo-de-tecnologias-baseadas-2021.pdf4,01 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace