Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1134008
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorMOURA, S. C.
dc.contributor.authorARAUJO, A. de R. B.
dc.contributor.authorBARBOSA, M. F.
dc.contributor.authorSALES, R. M. M.
dc.contributor.authorSOUTO, B. de M.
dc.contributor.authorQUIRINO, B. F.
dc.date.accessioned2021-09-19T01:01:30Z-
dc.date.available2021-09-19T01:01:30Z-
dc.date.created2021-09-02
dc.date.issued2021
dc.identifier.citationBrasília: Embrapa Agroenergia, 2021.
dc.identifier.issn2177-4439
dc.identifier.urihttp://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1134008-
dc.descriptionNo contexto atual, no qual o mundo está mergulhado em uma crise ambiental, uma economia baseada em energia fóssil, atrelada às oscilações dos preços do petróleo, está fadada a uma crise grave. Dessa forma, a busca por alternativas baseadas em bioprodutos é uma opção para a construção de um sistema independente do petróleo, em busca de uma economia cada vez mais sustentável e consciente.Nessa conjuntura, a concepção de uma biorrefinaria, baseada no uso de moléculas de carbono incorporadas nas paredes celulares vegetais, constituindo a biomassa de plantas, contribui para diminuição do impacto antrópico no aquecimento global (Octave; Thomas, 2009; Katakojwala; Mohan, 2021). Inserido nessa construção de biorrefinarias, a hidrólise enzimática de polissacarídeos pode ser considerada uma tecnologia para conversão de biomassa lignocelulósica em monômeros de açúcar e posteriormente em produtos com valor agregado (Dyk; Pletschke, 2012). Nesta revisão bibliográfica, será contextualizada a utilização e potenciais usos das xilanases na indústria e no mercado. Dessa forma, a criação de um banco com informações sobre enzimas caracterizadas disponível aos atores e agentes que atuam no mercado e nos processos industriais seria uma grande ferramenta para esse setor. A ampla utilização dessas informações trará benefícios como menor custo de produção das enzimas, maior rendimento e melhor qualidade do produto, maior segurança operacional, redução no uso de energia, redução no uso de reagentes químicos tóxicos e uma considerável redução na emissão de gases de efeito estufa e deposição de resíduos no meio ambiente (Arbigeet al., 2019).
dc.formatPDF: il. color.
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofseries(Embrapa Agroenergia. Documentos, 38).
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectXilana
dc.subjectXilanase
dc.subjectHidrólise enzimática de polissacarídeos
dc.subjectBioindústria
dc.titleXilanases microbianas e suas aplicações industriais.
dc.typeLivros
dc.subject.thesagroBiomassa
dc.subject.thesagroHidrolise
dc.subject.thesagroAtividade Enzimática
dc.format.extent252 p.
riaa.ainfo.id1134008
riaa.ainfo.lastupdate2021-09-17
dc.contributor.institutionSARAH CONESSA DE MOURA, Colaboradora da Embrapa Agroenergia; ANDRÊSSA DE REZENDE BASTOS ARAUJO, Colaboradora Embrapa Agroenergia; MATEUS FLORENTINO BARBOSA, Colaborador da Embrapa Agroenergia; RODRIGO MAURICIO MARINSEK SALES, Colaborador da Embrapa Agroenergia; BETULIA DE MORAIS SOUTO, CNPAE; BETANIA FERRAZ QUIRINO, CNPAE.
Aparece en las colecciones:Série Documentos (CNPAE)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Xilanases-microbianas-e-suas-aplicac807o771es-industriais-2021.pdf2.25 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace