Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1132148
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCARPENTIERI-PIPOLO, V.
dc.contributor.authorMINELLA, E.
dc.date.accessioned2021-06-15T12:02:19Z-
dc.date.available2021-06-15T12:02:19Z-
dc.date.created2021-06-02
dc.date.issued2021
dc.identifier.citationPasso Fundo, RS: Embrapa Trigo, 2021.
dc.identifier.issn1677-8901
dc.identifier.urihttp://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1132148-
dc.descriptionA cultura da cevada é de grande importância socioeconômica para o Brasil. A produção nacional abastece 43% do mercado de malte para cerveja. Diferentemente de outros países, no Brasil, devido a alternativas mais vantajosas, a cevada é pouco utilizada na alimentação animal. No que se refere a utilização dos grãos para indústria de alimentos, a baixa qualidade para panificação da farinha de cevada, restringiram a sua utilização na alimentação humana. No entanto, pesquisas recentes comprovaram que o interesse pela cevada vem crescendo nas últimas décadas, principalmente devido ao seu alto teor de fibra alimentar solúvel, especialmente (1,3;1,4) β-glucanas, componente das paredes celulares e da camada de aleurona do endosperma dos grãos. Uma relação positiva entre o consumo de β-glucanas de cevada e a redução do risco de problemas crônicos de saúde foi comprovada em vários estudos. As β-glucanas reduzem a chance de doença cardíaca coronária e de diabetes devido à regulação dos níveis de colesterol e de glicose no sangue, adicionalmente, as β-glucanas tem propriedades de modulação imunológica. O objetivo deste estudo foi avaliar o teor de β-glucana em cultivares comerciais recomendadas para indústria de malte e em linhagens de cevada nua, selecionadas para alimentação humana em dois locais de cultivo, Passo Fundo, RS e Taquarivaí, SP. A concentração média de β-glucana variou entre as localidades, sendo superior em Taquarivaí, SP (5,05%) do que em Passo Fundo, RS (3,3%). A cultivar comercial BRS Itanema em Taquarivaí, SP, destacou-se com a maior média (5,16%) atingindo concentração média de β-glucana ≥ 5%, valor mínimo exigido pela indústria alimentícia. Embora as condições climáticas predominantes no ano de avaliação tenham prejudicado o desempenho da cultura no plantio em Passo Fundo, RS, as linhagens de cevada nua apresentaram concentração média de β-glucana significativamente superior à das cultivares comerciais. Os resultados desta pesquisa confirmam que as variedades nacionais têm potencial de atingir os níveis de especificações de β-glucana recomendados para a indústria alimentícia, assim, o reposicionamento do mercado para comercialização como alimento funcional dos grãos de cevada que não atendam a indústria de malteação, é uma iniciativa a ser considerada pela pesquisa e pelas agências reguladoras, pois além de proteger o agricultor, considera a saúde da população e a segurança alimentar.
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofseries(Embrapa Trigo. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento Online, 98).
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectHordeum vulgare L
dc.subjectFibra alimentar
dc.subjectCompostos biotivos
dc.subjectB-glucana
dc.titleCevada alimento funcional - Alternativa para a diversificação e agregação de valor na cadeia produtiva de cereais.
dc.typeFolhetos
dc.subject.thesagroCevada
dc.subject.thesagroHordeum Vulgare
dc.subject.nalthesaurusBeta-glucanase
dc.format.extent222 p.
riaa.ainfo.id1132148
riaa.ainfo.lastupdate2021-06-14
dc.contributor.institutionVALERIA CARPENTIERI PIPOLO, CNPT; EUCLYDES MINELLA, engenheiro-agrônomo, Ph.D. em Melhoramento de Plantas, pesquisador aposentado da Embrapa Trigo, Passo Fundo, RS.
Aparece nas coleções:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BPD-98-online.pdf1.65 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace