Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1131684
Title: Azospirillum brasilense para mitigação do estresse hídrico no sorgo BRS 332 submetido a diferentes doses de nitrogênio.
Authors: PAIVA, A. P. L. de
MAGALHAES, P. C.
CARVALHO, L. P. de
JALES, H. F.
GOMES JÚNIOR, C. C.
LANA, U. G. de P.
MARRIEL, I. E.
Affiliation: ANA PAULA LIMA DE PAIVA, Estudante, Centro Universitário de Sete Lagoas; PAULO CESAR MAGALHAES, CNPMS; LORENA PEREIRA DE CARVALHO, Estudante, Universidade Federal de São João del-Rei; HADASSA FORTUNA JALES, Estudante, Universidade Federal de Viçosa; CARLOS CÉSAR GOMES JÚNIOR, Doutorando, Universidade Federal de Viçosa; UBIRACI GOMES DE PAULA LANA, CNPMS; IVANILDO EVODIO MARRIEL, CNPMS.
Date Issued: 2021
Citation: Sete Lagoas: Embrapa Milho e Sorgo, 2021.
Pages: 36 p.
Description: Entre os maiores problemas no cenário atual destacam-se os efeitos climáticos e o consequente impacto na agricultura, sobretudo decorrentes da redução da disponibilidade hídrica. A restrição hídrica é um fator limitante no crescimento das plantas, responsável por causar modificações morfofisiológicas e alterar seu desenvolvimento. O sorgo, cuja característica marcante consiste em maior tolerância à seca em relação a outras gramíneas, é o quinto cereal mais produzido no mundo. A inoculação de plantas por rizobactérias promotoras do crescimento pode remodelar seu sistema radicular, mitigando os efeitos do déficit hídrico. Com isso, o objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito de inoculantes à base de Azospirillum brasilense na mitigação do estresse hídrico sob diferentes níveis de adubação nitrogenada no sorgo granífero BRS 332. O experimento foi conduzido em casa de vegetação sob condições controladas de temperatura e umidade. As plantas foram submetidas a duas condições hídricas: dois diferentes inoculantes à base de A. brasilense, além do tratamento sem inoculação, e dois níveis de adubação nitrogenada. Foram avaliadas diferentes características ecofisiológicas e de produção. A inoculação com Azospirillum brasilense aumenta significativamente a parte aérea e a produção de grãos na cultivar de sorgo avaliada, especialmente em condição de baixa dose de nitrogênio, minimizando os efeitos da restrição hídrica.
Thesagro: Sorghum Bicolor
Bactéria
Inoculação
Deficiência Hídrica
Seca
Nitrogênio
Grão
Keywords: Rizobactéria
Series/Report no.: (Embrapa Milho e Sorgo. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 224).
Language: Portugues
Type of Material: Folhetos
Access: openAccess
Appears in Collections:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPMS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Boletim-224.pdf2,22 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace