Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1130402
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorKINPARA, D. I.
dc.date.accessioned2021-03-02T12:06:35Z-
dc.date.available2021-03-02T12:06:35Z-
dc.date.created2021-03-01
dc.date.issued2020
dc.identifier.citationPlanaltina, DF : Embrapa Cerrados, 2020.
dc.identifier.urihttp://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1130402-
dc.descriptionO presente trabalho é parte do projeto de pesquisa Bases tecnológicas para o desenvolvimento e validação de fertilizantes organominerais a partir de resíduos agrícolas e agroindustriais no Brasil. As crescentes preocupações com os efeitos do aquecimento global demandam de todos os setores produtivos soluções ambientalmente sustentáveis. Nesta perspectiva, se insere os fertilizantes organominerais (FOM). A partir de resíduos agrícolas e agroindustriais de baixa densidade econômica, é possível obter fertilizantes em que a presença de uma porção mineral e de uma porção orgânica se beneficiam mutuamente. Estes ?fertilizantes especiais? apresentam características peculiares como lenta liberação de nutrientes, melhoria da atividade microbiológica do solo e menor custo de aplicação, entre outras. O interesse nos resíduos de cama de frango e torta de filtro como fonte de FOM são grandes. A região do Cerrado tem atraído nas últimas décadas a instalação de granjas de aves de grande escala comparadas às instalações familiares da região Sul do país. A proximidade com os centros produtores de milho e soja, dois componentes básicos da ração, ajudam a agregar valor aos grãos e diminuir o custo de produção das granjas. A região Sudeste ainda produz quase três vezes mais cana-de-açúcar do que a região Centro-Oeste. Contudo, é inegável que a expansão de área tem sido maior nesta última. Enquanto São Paulo, o maior estado produtor de cana, amargou uma queda de 181,5 mil hectares na safra 2019/2020; Goiás, o segundo maior produtor, registrou incremento de 3,5% na área de cana (Conab, 2019b). Somado a tudo isso, segundo a Secretaria de Comércio Exterior (Secex, 2020), o ano de 2019 registrou a maior importação de fertilizantes em toda a série histórica desde 1997. Essas condições do ambiente econômico motivaram o estudo de FOM para a região do Cerrado. Convidamos o leitor a participar do debate deste tema.
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofseries(Embrapa Cerrados. Documentos, 360).
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectTorta de filtro
dc.titleAspectos econômicos de fertilizantes organominerais obtidos a partir de cama de frango e de torta de filtro de cana-de-açúcar no Brasil.
dc.typeFolhetos
dc.subject.thesagroFertilizante
dc.subject.thesagroResíduo Agrícola
dc.subject.thesagroCama de Galinheiro
dc.format.extent225 p.
riaa.ainfo.id1130402
riaa.ainfo.lastupdate2021-03-01
dc.contributor.institutionDANIEL IOSHITERU KINPARA, CPAC.
Aparece nas coleções:Série Documentos (CPAC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Doc-360-Daniel-Kinpara-web.pdf2.04 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace