Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1128087
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFREITAS, S. T. de
dc.contributor.authorBARBOSA, M. A. G.
dc.contributor.authorRYBKA, A. C. P.
dc.date.accessioned2020-12-15T09:03:12Z-
dc.date.available2020-12-15T09:03:12Z-
dc.date.created2020-12-14
dc.date.issued2020
dc.identifier.citationPetrolina, PE: Embrapa Semiárido, 2020.
dc.identifier.issn1808-9976
dc.identifier.urihttp://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1128087-
dc.descriptionApesar da alta perecibilidade dos frutos, a colheita de acerolas na maturação ideal, bem como o armazenamento em temperaturas adequadas e uso de embalagens e controle de podridões podem prolongar a vida útil e garantir a oferta de frutos no mercado com alta qualidade para o consumo in natura. A colheita na maturação inadequada, associada à falta de práticas eficientes para a conservação da qualidade dos frutos, pode levar a altos índices perdas na produção. Em virtude da acerola apresentar alta sensibilidade a danos mecânicos, rápida maturação e senescência, o armazenamento e a conservação pós-colheita são demasiadamente dificultados. Por este motivo, o conhecimento sobre o ponto de colheita e tecnologias que visem proporcionar a manutenção da qualidade pós-colheita é extremamente importante. Desta forma, recomenda--se que acerolas produzidas em condições irrigadas do Semiárido brasileiro sejam colhidas com coloração verde e densidade ? 1 g cm-3 e sejam sanitizadas para posterior armazenamento a 12°C, em embalagens de atmosfera modificada de polietileno de baixa densidade com espessura de 10 ?m e badejas rasas com dimensões de aproximadamente 2 cm x 15 cm x 20 cm.
dc.formatil
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofseries(Embrapa Semiárido. Circular técnica, 123).
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectConsumo in natura
dc.subjectQualidade do fruto
dc.titleColheita e pós-colheita de acerola para o consumo in natura.
dc.typeFolhetos
dc.subject.thesagroAcerola
dc.subject.thesagroPós-Colheita
dc.subject.thesagroPerda Pós-Colheita
dc.subject.thesagroMaturação
dc.subject.nalthesaurusPostharvest technology
dc.subject.nalthesaurusStorage
dc.subject.nalthesaurusMalpighia emarginata
dc.format.extent29p.
riaa.ainfo.id1128087
riaa.ainfo.lastupdate2020-12-14
dc.contributor.institutionSERGIO TONETTO DE FREITAS, CPATSA; MARIA ANGELICA GUIMARAES BARBOSA, CPATSA; ANA CECILIA POLONI RYBKA, CPATSA.
Aparece nas coleções:Circular Técnica (CPATSA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Circular-Tecnica123.pdf2.06 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace