Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1126613
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorVASCONCELOS, M. J. V. de
dc.contributor.authorLANA, U. G. de P.
dc.contributor.authorCARNEIRO, A. A.
dc.date.accessioned2020-12-25T09:01:00Z-
dc.date.available2020-12-25T09:01:00Z-
dc.date.created2020-11-16
dc.date.issued2020
dc.identifier.citationSete Lagoas: Embrapa Milho e Sorgo, 2020.
dc.identifier.urihttp://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1126613-
dc.descriptionA Lei de Biossegurança Brasileira, Lei n°. 11.105/2005 de 24 de março de 2005 define organismo geneticamente modificado (OGM) como qualquer ser vivo que teve seu material genético (DNA/RNA) modificado por meio de qualquer técnica de DNA recombinante ou engenharia genética. E em consequência do desenvolvimento desses organismos surgiu o conceito ?Biossegurança?, com o intuito de estabelecer normas técnicas para manejo, comercialização, consumo, armazenamento, liberação e descarte de OGMs, permitindo, ao mesmo tempo, o desenvolvimento sustentado da Biotecnologia moderna e a proteção da saúde humana e animal e do meio ambiente. Baseado nessas informações, foi elaborado este Documento que é mais uma etapa de um esforço que vem sendo realizado pela Comissão Interna de Biossegurança da Embrapa Milho e Sorgo no intuito de informar, atualizar e despertar o senso crítico dos colaboradores desta Unidade durante a realização das suas atividades de pesquisa envolvendo organismos geneticamente modificados. É imprescindível a adoção de condutas seguras por parte dos estagiários, dos laboratoristas, dos analistas e dos pesquisadores, visando minimizar os riscos decorrentes dessas operações. Nesse intuito, a Embrapa Milho e Sorgo propõe este manual norteador dos procedimentos a serem adotados em situações de manuseio de amostras biológicas, materiais transgênicos e seus derivados, equipamentos de proteção individual (EPIs) e coletiva (EPCs) e disposição final dos resíduos químicos e biológicos. Esperamos que este Documento contribua para a prevenção de acidentes que possam acontecer, mesmo em atividades realizadas de modo seguro.
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofseries(Embrapa Milho e Sorgo. Documentos, 255).
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.titleManual de biossegurança da Embrapa Milho e Sorgo.
dc.typeFolhetos
dc.description.version2. ed.
dc.subject.thesagroBiotecnologia
dc.subject.thesagroEngenharia Genética
dc.subject.thesagroSaúde Pública
dc.format.extent231 p.
riaa.ainfo.id1126613
riaa.ainfo.lastupdate2020-12-24
dc.contributor.institutionMARIA JOSE VILACA DE VASCONCELOS, CNPMS; UBIRACI GOMES DE PAULA LANA, CNPMS; ANDREA ALMEIDA CARNEIRO, CNPMS.
Aparece en las colecciones:Série Documentos (CNPMS)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Doc-255.pdf522.34 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace