Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1126606
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCOSTA, R. V. da
dc.contributor.authorCOTA, L. V.
dc.contributor.authorSILVA, D. D. da
dc.contributor.authorALMEIDA, R. E. M. de
dc.contributor.authorCAMPOS, L. J. M.
dc.contributor.authorCUSTODIO, D. P.
dc.contributor.authorBERNARDES, F. P.
dc.contributor.authorTUBIANA, D.
dc.contributor.authorSILVA, A. F. da
dc.contributor.authorLIMA, L. S.
dc.date.accessioned2020-11-17T09:07:32Z-
dc.date.available2020-11-17T09:07:32Z-
dc.date.created2020-11-16
dc.date.issued2020
dc.identifier.citationSete Lagoas: Embrapa Milho e Sorgo, 2020.
dc.identifier.urihttp://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1126606-
dc.descriptionEste trabalho teve como objetivo caracterizar o nível de resistência de híbridos comerciais de milho a essa doença em condição de campo com inoculação artificial do fungo. O presente trabalho contribui para o atendimento do Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 2: ?Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável?, meta 2.4 ?Até 2030, garantir sistemas sustentáveis de produção de alimentos e implementar práticas agrícolas resilientes, que aumentem a produtividade e a produção, que ajudem a manter os ecossistemas, que fortaleçam a capacidade de adaptação às mudanças climáticas, às condições meteorológicas extremas, secas, inundações e outros desastres, e que melhorem progressivamente a qualidade da terra e do solo?. A principal razão para o atendimento desse objetivo é que a inexistência de outras alternativas viáveis e eficientes coloca a resistência genética como uma medida fundamental para o manejo dessa importante doença que ameaça a produção de milho no Cerrado e, também, de outras importantes culturas de importância agronômica, como soja, sorgo, algodão, arroz, entre outras. Além disso, contribui para a redução do uso de produtos químicos utilizados em demasia e com baixa eficiência nas áreas onde essa enfermidade ocorre. Portanto, a identificação de fontes de resistência à podridão-de-macrophomina contribui para a sustentabilidade dos sistemas de produção de grãos e fibras, pois ajuda na redução da severidade da doença e na diminuição do potencial de inóculo do patógeno as áreas de cultivo. A segunda razão diz respeito aos fatores climáticos que favorecem essa doença. Condições quentes e secas, comumente encontradas nas regiões do Cerrado, são altamente favoráveis para o desenvolvimento da podridão?de-macrophomina nas diversas culturas. Observando o cenário de mudanças climáticas e as tendências de aquecimento e redução de chuva nas áreas de produção do Cerrado, é razoável esperar um forte aumento da importância dessa doença. Assim, identificar fontes de resistência e desenvolver, ou indicar genótipos, que resistam a essa enfermidade contribuirá para a sustentabilidade da produção de grãos nestas regiões.
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofseries(Embrapa Milho e Sorgo. Circular Técnica, 270).
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectSelo ODS 2pt_BR
dc.subjectAgenda 2030pt_BR
dc.subjectObjetivo de desenvolvimento sustentávelpt_BR
dc.titleReação de híbridos de milho à podridão-de-colmo causada por Macrophomina phaseolina.
dc.typeFolhetos
dc.subject.thesagroDoença de Planta
dc.subject.thesagroPodridão do Colmo
dc.subject.thesagroFungo
dc.description.notesODS 2.pt_BR
dc.format.extent211 p.
riaa.ainfo.id1126606
riaa.ainfo.lastupdate2020-11-16
dc.contributor.institutionRODRIGO VERAS DA COSTA, CNPMS; LUCIANO VIANA COTA, CNPMS; DAGMA DIONISIA DA SILVA, CNPMS; RODRIGO ESTEVAM MUNHOZ DE ALMEIDA, CNPASA; LEONARDO JOSE MOTTA CAMPOS, CNPSO; DANIEL PETTERSEN CUSTODIO, CNPASA; Fernanda Pinheiro Bernardes, Estagiária da Embrapa Milho e Sorgo; Doglas Tubiana, Estagiário da Embrapa Pesca e Aquicultura; Arlam Fernandes da Silva, Estagiário da Embrapa Pesca e Aquicultura; Lila Soares Lima, Estagiária da Embrapa Pesca e Aquicultura.
Aparece nas coleções:Circular Técnica (CNPMS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Cir-Tec-270.pdf2,32 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace